Topo

Cidade de 'Game of Thrones' proíbe turistas com malas de rodinhas no centro

Turista não poderá mais circular com mala de rodinhas no centro histórico de Dubrovnik, na Croácia - olaser/Getty Images/iStockphoto
Turista não poderá mais circular com mala de rodinhas no centro histórico de Dubrovnik, na Croácia Imagem: olaser/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

03/07/2023 12h29

A cidade de Dubrovnik, na Croácia, famosa por ter servido como pano de fundo para King's Landing (ou Porto Real) na série "Game of Thrones", proibiu turistas de circularem pelo seu centro histórico com malas de rodinhas.

Com grande fluxo de turistas na área conhecida como "Cidade Velha de Dubrovnik", o destino croata se tornou um pesadelo para moradores graças ao barulho de bagagens sendo arrastadas pelas suas ruas de pedra, especialmente à noite.

Para combater este e outros comportamentos indesejados que são consequência do excesso de turistas, como o uso de roupas de banho (maiôs, biquínis, shorts e sungas) nas ruas, fumo nas calçadas e descarte inapropriado de lixo, a prefeitura de Dubrovnik lançou no último mês a iniciativa "Respect the City" ou Respeite a Cidade, em inglês.

O programa tem o objetivo de conscientizar, coibir e punir visitantes pelas práticas banidas. Por enquanto, ainda durante este verão europeu — que começou em junho e vai até setembro —, estas malas poderão até circular com os turistas, desde que carregadas na mão.

No entanto, quem for pego arrastando as rodinhas pelas ruas pagará multas de 265 euros (R$ 1.383), segundo informações do guia Lonely Planet.

A expectativa, contudo, é que todo tipo de bagagem seja proibida no centro histórico a partir de novembro, de acordo com a revista Time Out; a prefeitura ainda não esclareceu se serão abertas exceções para pessoas com deficiência.

No outono, visitantes serão obrigados a deixar suas malas em um ponto designado fora das muralhas da Cidade Velha de Dubrovnik antes que tenham sua entrada autorizada na área histórica. Eles ainda terão que pagar um entregador que levará sua bagagem ao seu local de hospedagem em um veículo elétrico.

Dubrovnik, na Croácia - iStock - iStock
Dubrovnik, na Croácia
Imagem: iStock

Dubrovnik possui uma população de 41 mil pessoas, mas chegou a receber 1,5 milhão de turistas apenas em 2019, antes da pandemia. Com a retomada das viagens após a covid-19, o prefeito Mato Frankovic decidiu abordar o excesso de ruído, proibindo também que cafés e terraços emitam barulhos que excedam 55 decibéis sob pena de multa ou fechamento forçado por sete dias.

A campanha "Respect the City" deverá ser divulgada em navios de cruzeiros que ancoram em portos croatas e em voos da Croatia Airlines que chegam ao país. Entre outros hábitos banidos estão andar sem camisa, não andar de moto ou scooter elétrica no centro histórico, não escalar monumentos e não permitir que pets façam suas necessidades nas ruas.

A partir de novembro, todo o tipo de bagagem não poderá circular nas ruas da cidade; ela deverá ser entregue direto na acomodação do turista - olaser/Getty Images - olaser/Getty Images
A partir de novembro, todo o tipo de bagagem não poderá circular nas ruas da cidade; ela deverá ser entregue direto na acomodação do turista
Imagem: olaser/Getty Images

A Unesco já havia alertado que a Cidade Velha, que é Patrimônio da Humanidade, estava em risco por causa das hordas de turistas de comportamento predatório. Desde 2017, a prefeitura toma medidas para conter os danos, tanto que já limitou o número de ônibus de excursões e de navios de cruzeiros autoridados a ancorar em seus portos.