Seu famoso favorito é embaixador de uma grife? Saiba o que isso significa
Cantores, atrizes, atores, modelos, influenciadores digitais, vira e mexe, as grifes anunciam diferentes celebridades como seus embaixadores de marca. Um exemplo são os ídolos do k-pop, que nos últimos anos têm conquistado esse posto junto a etiquetas de luxo como Dior, Chanel e Louis Vuitton.
Nomes famosos como Zendaya, Jenna Ortega e Lenny Kravitz também foram escolhidos como embaixadores de marcas mais recentemente. Mas o que significa, afinal, esse título?
O embaixador nada mais é do que uma espécie de representante: alguém escolhido dentro da estratégia de marketing de influência das marcas para criar ou fortalecer a sua conexão com o público consumidor. A ideia é que os embaixadores sejam a personificação dos seus valores e identidade.
Por isso, é importante que a pessoa escolhida se identifique com aquela marca, compartilhe sua visão e tenha uma relação genuína com ela. Mais do que divulgá-la, os embaixadores precisam ser pessoas que gostam e a defendem verdadeiramente, ao ponto de o público poder associá-los de forma natural.
Com essa sinergia, os embaixadores se tornam o rosto e um tipo de porta-voz da marca. Eles estrelam campanhas, marcam presença nas primeiras fileiras dos desfiles, testam produtos e os usam em seu dia a dia, fazem publis nas redes sociais e participam da estratégia de lançamentos e projetos específicos.
Diferentemente de um garoto ou garota-propaganda, que atua pontualmente na promoção de certos produtos, a relação dos embaixadores com a marca geralmente é de longo prazo.
A atriz australiana Margot Robbie, que dará vida à boneca Barbie nos cinemas, por exemplo, é uma das embaixadoras da Chanel desde 2018.
O que as marcas ganham
Gente famosa, idolatrada e de notório reconhecimento público costuma influenciar nos gostos, estilos e opiniões das outras pessoas e é exatamente esse poder de mobilização que as marcas almejam ao escolher uma celebridade como sua embaixadora.
Além disso, se o objetivo é que elas sejam a personificação da marca, ao associar sua imagem com a de uma pessoa famosa, as labels também querem vincular ao seu nome e aos seus produtos o prestígio, credibilidade, confiança, popularidade e alcance dessas celebridades.
Embaixador da Dior desde janeiro deste ano, o coreano Jimin, por exemplo, é membro de um dos grupos mais populares de k-pop do mundo, o BTS, e só em seu perfil no instagram reúne mais de 50 milhões de seguidores. Após o anúncio da parceria com o artista, a grife francesa alcançou seu maior valor nominal em ações desde 2002.
Já a Valentino subiu uma posição no ranking das marcas mais relevantes do momento, ocupando a quarta colocação no Lyst Index referente ao primeiro trimestre deste ano. Um dos motivos para isso, de acordo com o relatório, foi a nomeação do cantor coreano Suga como seu embaixador.
Assim, a utilização de celebridades como embaixadores se torna um potencial lucrativo para as marcas. Com esse recurso, elas podem melhorar seu posicionamento, o modo como são percebidas pelo público, engajá-lo e, consequentemente, aumentar sua penetração no mercado e seu poder comercial.
Embaixadores de 2023
Só este ano diferentes personalidades foram anunciadas como embaixadoras de grifes. Confira algumas delas:
Zendaya
A estrela da série "Euphoria" fez sua estreia como embaixadora da francesa Louis Vuitton em abril. Para marcar a parceria, a atriz protagonizou a nova campanha de uma das bolsas icônicas da grife: a Capucines, que foi lançada em 2013 e faz referência à rua de Paris onde a marca abriu sua primeira loja em 1854.
Jenna Ortega
Aproveitando o sucesso da personagem "Wandinha" na série homônima da Netflix, a Adidas anunciou em fevereiro a atriz de apenas 20 anos como sua embaixadora global. A jovem foi escolhida para representar uma nova linha chamada "Adidas Sportswear", o primeiro grande lançamento da marca após 50 anos.
Iza
Tem gente nossa na lista, sim. A cantora é desde fevereiro embaixadora da Fendi no Brasil, se juntando ao time que já tinha Sasha Meneghel. Na época do anúncio, a artista chegou a comentar em seu perfil no Instagram que representar a grife italiana era uma conquista especial e significava muito para ela.
Paulo André
E por falar em brasileiros, a Tommy Hilfiger apostou no ex-BBB e velocista olímpico como embaixador da sua linha de relógios e acessórios masculinos Primavera-Verão 2023. Considerado o terceiro homem mais rápido da história do atletismo nacional, PA — como é conhecido pelo público — foi escolhido pela sua excelência no esporte e envolvimento em causas sociais.
Florence Pugh
Uma das estrelas do filme "Viúva Negra", a atriz britânica foi anunciada em abril como embaixadora da Valentino e virou o rosto da nova campanha da grife italiana. Clicada pelo famoso fotógrafo de moda norteamericano Steven Meisel, a artista promove a nova bolsa da marca: a Valentino Garavani Rockstud23.
Lenny Kravitz
Apontado no ano passado como ícone fashion pelo Council of Fashion Designer of America (CFDA), o cantor é desde abril deste ano embaixador da marca suíça de relógios de luxo Jaeger-LeCoultre. Fã do acessório desde a infância, segundo comunicado oficial, ele foi escolhido por ilustrar o espírito da marca com "sua arte, inventividade e capacidade de transcender gêneros".
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