Já colocou sal no café? Ciência explica como ele pode melhorar sua bebida
Vídeos de pessoas adicionando sal ao café são populares nas redes sociais. Mas a ideia não é nova: um estudo publicado na revista Nature já apontava, em 1997, que o sal poderia realçar o sabor ao suprimir a amargura dos alimentos e bebidas.
A pesquisa, de P. Breslin e G. Beauchamp, demonstrou que o sal teve maior eficácia em diminuir o amargor do que o açúcar.
"O desejo de incluir NaCl [cloreto de sódio, o sal de cozinha] e outros sais em alimentos tão diversos quanto vegetais, alimentos gordurosos e carnes pode ser causado em parte pela sua capacidade de suprimir sabores desagradáveis. Isso pode explicar por que é difícil produzir alimentos com baixo teor de sódio", dizem os pesquisadores.
Como usar sal no café
O chef de cozinha e apresentador Alton Brown também já defendeu a adição de sal ao café.
Nas redes sociais, ele afirmou que utiliza um quarto de colher de chá de sal kosher — um tipo de sal que não passa pelo processo de adição do iodo — para cada seis colheres de pó de café.
Outras receitas indicam que o melhor é fazer o café primeiro e, depois, colocar uma pitada de flor de sal na xícara. Não use água muito quente para passar a bebida — isso pode aumentar o amargor do café.
Mas cuidado com a quantidade: assim como o açúcar, o sal também pode ser prejudicial à saúde se consumido em excesso.
Pesquisas já demonstraram que quem come muito sal tem mais risco de ter pressão alta, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e insuficiência renal. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a ingestão de sódio se limite a 2 gramas por dia.
Já o consumo excessivo de açúcar pode, no longo prazo, aumentar o risco de obesidade e diabetes.
Acessórios para enriquecer seu momento do café
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.