Topo

Piada mais velha do mundo já registrada é sobre pum e tem 4 mil anos

O Anjo Sorridente, famosa escultura da Catedral de Nossa Senhora de Reims, na França: o senso de humor da humanidade atravessou séculos pela História - Joaquin Ossorio-Castillo/Getty Images
O Anjo Sorridente, famosa escultura da Catedral de Nossa Senhora de Reims, na França: o senso de humor da humanidade atravessou séculos pela História Imagem: Joaquin Ossorio-Castillo/Getty Images

De Nossa

11/07/2023 04h00

O chamado "humor de banheiro" é mesmo uma força universal. Segundo pesquisa do historiador britânico Dr. Paul McDonald, especialista em humor da University of Wolverhampton, no Reino Unido, a piada mais antiga do mundo de que se tem notícia tem quase 4 mil anos e faz graça com um pum.

O registro encontrado em 2008 em tábuas do período da Antiga Babilônia teria sido concebido entre 2.300 a.C. e 1.900 a.C. e reflete um ditado dos antigos sumérios — povo que vivia na região sul do que é o Iraque hoje: "Algo que não acontece desde tempos imemoriais: uma jovem jamais peida no colo do marido".

É importante notar que fazer rir (ou não) depende de contexto e identidade culturais, então se você não gargalhou do outro lado da tela, pode se consolar no fato de que os sumérios apreciavam a ironia de que mulheres, aparentemente, não assumem este tipo de ocorrência "íntima".

Ainda de acordo com o Dave Historical Humour Study, esta piada é o equivalente ancestral de uma tirada do ator John Barrymore (o avô de Drew Barrymore): "Amor é o delicioso intervalo entre conhecer uma garota linda e descobrir que ela parece um hadoque". A arinca ou hadoque é um tipo de peixe muito comum — e feio, dependendo do gosto do freguês — na costa da Noruega, Islândia e até na Escócia.

Como um estudo define o que é piada?

Segundo o pesquisador, piadas têm uma estrutura definida de três "atos", como uma peça de teatro: elas apresentam uma situação clara, se desenvolvem e possuem um chiste, aquela sacada final que faz rir. Tendo esta base em mente, foi possível aos estudiosos identificar as tiradas que divertiram os povos da Antiguidade.

piada - Divulgação/The Metropolitan Museum of Art - Divulgação/The Metropolitan Museum of Art
Uma tábua suméria, como a que recebeu a piada mais antiga do mundo, concebida entre 3.100 a.C. e 2.900 a.C.
Imagem: Divulgação/The Metropolitan Museum of Art

"O Dave Historical Humour Study mostra que piadas variaram ao longo dos anos, com algumas tomando o formato de perguntas e respostas enquanto outras são provérbios espertos ou uma adivinhação. O que elas todas têm em comum é uma disposição para lidar com tabus e um nível de rebeldia. Trocadilhos modernos, piadas sobre garotas de Essex [o equivalente britânico a piadas de português] e humor de banheiro têm todos origens nas mais antigas piadas identificadas nesta pesquisa", explicou Paul McDonald na ocasião, em comunicado da University of Wolverhampton.

Conheça as outras nove mais antigas piadas do mundo:

2ª: Egito Antigo, entre 1.800 a.C. e 1.600 a.C.

Encontrada em um livro de história conhecido como o "Papiro Westcar", ela diz:

"Como você entretém um faraó entediado? Você manda um barco cheio de mulheres jovens vestidas apenas com redes de pesca Nilo abaixo e pede a ele para ir pescar."

3ª: Suméria, 1.200 a.C.

"Três boiadeiros de Adab estavam com sede: um era dono do boi, o outro dono de uma vaca e o terceiro era dono da carga da carroça. O dono do boi se recusou a ir pegar água porque ficou com medo que o boi fosse comido por um leão; o dono da vaca se recusou porque pensou que a vaca fosse se perder no deserto; o dono da carroça se recusou porque teve medo que sua carga fosse roubada.

Então todos foram juntos. Na ausência deles, o boi fez sexo com a vaca que deu à luz a um bezerro que comeu a carga da carroça. O problema: de quem é o bezerro?".

4ª: Origem desconhecida, 1.100 a.C.

"Uma mulher que era cega de um olho é casada com um homem há 20 anos. Quando ele encontrou outra mulher, disse a ela: 'Eu devo me divorciar de você porque dizem que você é cega de um olho.' E ela respondeu a ele: 'E você só descobriu isso depois de 20 anos de casamento?'."

5ª: Grécia Antiga, 800 a.C.

Na "Odisseia" de Homero, escrita há 2.800 anos, há humor: "Ulisses diz a um ciclope que seu verdadeiro nome é 'Ninguém'. Quando Ulisses instrui seus homens a atacá-lo, ele grita: 'Socorro, Ninguém está atacando'. Gente alguma vem ajudar."

Réplicas de estátuas vendidas em lojas de souvenirs em Chania, em Creta: os antigos gregos já riam de situações cotidianas - Alexandros Michailidis/Getty Images - Alexandros Michailidis/Getty Images
Réplicas de estátuas vendidas em lojas de souvenirs em Chania, em Creta: os antigos gregos já riam de situações cotidianas
Imagem: Alexandros Michailidis/Getty Images

6ª: Grécia Antiga, 429 a.C.

"Em Édipo Tirano", do dramaturgo grego Sófocles, um personagem provoca: "Pergunta: qual é o animal que anda de quatro pela manhã, com duas patas ao meio-dia e com três à noite? Resposta: O homem. Ele engatinha quando bebê, anda sobre os dois pés como adulto e usa uma bengala quando está idoso."

7ª: Egito Antigo, 30 a.C.

"O homem é mais disposto a copular que um burro. Sua carteira é o que o restringe."

8ª: Roma Antiga, entre 63 a.C. e 14 d.C.

"O Imperador Augusto estava viajando pelo Império quando notou um homem na multidão que tinha uma semelhança impressionante consigo mesmo. Curioso, perguntou: 'Sua mãe alguma vez serviu ao Palácio?'. 'Não, Alteza', o homem respondeu, 'mas meu pai serviu'."

Faces de Buda Maitreya mostram seu humor esculpido em madeira; elas são vendidas em um mercado de Nha Trang, no Vietnã - Duy Doan/Getty Images - Duy Doan/Getty Images
Faces de Buda Maitreya mostram seu humor esculpido em madeira; elas são vendidas em um mercado de Nha Trang, no Vietnã
Imagem: Duy Doan/Getty Images

9ª: Grécia Antiga, entre 300 d.C. e 400 d.C.

Encontrada no mais antigo livro de piadas do mundo, um texto do século 4 chamado "Filógelos" ou "Amante de Risadas":

"Desejando ensinar o seu burro a não comer, o sabichão não ofereceu a ele comida nenhuma. Quando o burro morreu de fome, ele disse: 'Que grande perda eu tive! Bem quando ele estava aprendendo a não comer, morreu'."

10ª: Grécia Antiga, entre 300 d.C e 400 d.C.

Também do "Filógelos", é atribuída aos gregos Hiérocles e Filágrio. "Ao ser perguntado pelo barbeiro da corte como ele queria seu corte de cabelo, o rei respondeu: 'Em silêncio"."