Gol estreia avião temático dos 60 anos da Mônica; veja como é voar nele
"Senhores passageiros, aqui quem fala é a comandante Mônica." Ela está fazendo aniversário e ganhou um avião com uma decoração especial para celebrar a data.
No ano em que completa 60 anos de sua criação, a personagem que dá o nome à Turma da Mônica poderá ser vista nos céus arremessando o coelho de pelúcia Sansão no corpo de um avião personalizado da Gol.
Além da personagem do lado de fora, todo interior é decorado em homenagem à aniversariante. As mesas possuem desenhos históricos da personagem, assim como tirinhas ligadas à aviação.
Os bagageiros também têm imagens dos integrantes da turma. Dentro deles, algumas surpresas podem ser conferidas durante os voos.
O banheiro ainda conta com a imagem de uma bebê Mônica no fraldário. Os espelhos do avião também têm orelhas do Sansão para quem quiser se ver como o coelhinho de pelúcia da Mônica.
A aeronave irá voar nas rotas da empresa dentro do Brasil e na América do Sul. Além dos detalhes revelados nesta reportagem, ainda existem várias outras surpresas espalhadas pelo avião.
Como foi o voo inaugural?
Nossa participou da viagem inaugural da aeronave, feita entre os aeroportos de Confins (MG), onde ficam os hangares da Gol Aerotech (centro de manutenção do grupo), e o de Congonhas, em São Paulo. Batizado de "Coelhadas no Ar", o voo revelou aos passageiros as ilustrações inéditas.
Dentro foi comemorado o aniversário surpresa da Mônica. A personagem, além de embaixadora do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), também é, desde 2008, embaixadora do turismo no Brasil.
Os anúncios durante o voo são feitos pelas próprias personagens da Turma da Mônica. Desde o aviso para manter os aparelhos eletrônicos em modo avião até a despedida.
Na hora da fome, a própria comandante avisa que todos podem comer tranquilos. Apesar da comilona Magali estar no voo, ela está na cabine de comando, então, não irá morder a comida de ninguém, avisa.
Ao Cebolinha, ela alerta: "Sem planos infalíveis, senão vai ter coelhadas no ar". "Se a Mônica te der uma coelhada, você vai voando, mas não é de avião", brinca Milena
Como ele foi decorado?
O avião escolhido foi um Boeing 737-800 NG (Next Generation) de matrícula PR-GXW. Segundo Poliana Malaquias de Lima, engenheira de manutenção da Gol Aerotech, a adesivagem especial segue uma série de etapas nos hangares da empresa.
Primeiro, a aeronave tem sua pintura anterior removida ou lixada, e ela é novamente pintada. Em seguida, é aplicado um adesivo aeronáutico que foi produzido em Luxemburgo, e esse processo dura quatro dias ao todo.
Esse adesivo tem de seguir algumas normas do fabricante e é feito de um material especial que suporta velocidades que podem ultrapassar os 900 km/h. O adesivo também é cheio de pequenos furos para permitir que o ar de dentro do avião passe ocasionalmente para o lado de fora, evitando a formação de bolhas.
São vários painéis de um metro por um metro cada, que vão sendo aplicados cada um. O winglet, estrutura na ponta da asa, é pintado, e não adesivado.
Essa parte da estrutura do avião tem um Sansão de cada lado, e possui cerca de 2,4 metros de altura, embora de dentro da aeronave pareça ser bem menor.
Do lado de dentro, os adesivos foram produzidos pela equipe da própria Gol. Para isso, o fabricante exige que eles atendam a um requisito especial, que é o de não espalhar chamas.
Parceria deve durar dois anos
A Maurício de Sousa Produções (MSP), que detém a marca da Turma da Mônica, e a Gol fecharam a parceria que deve durar até dois anos.
Rodrigo de Medeiros Paiva, diretor de licenciamento, e Michel Neuhaus, diretor de comunicação e design, ambos da MSP, dizem que queriam fazer algo grande novamente, como já haviam homenageado a Mônica com quadrinhos na lateral de um prédio em SP e com um Sansão gigante que está viajando o país.
Ao mesmo tempo, o desenho do Sansão gigante, afirmam os executivos, serve para lembrar da força da personagem: "Qual tamanho e quanta força tem essa Mônica para conseguir rodar um Sansão desse tamanho no ar?".
Andrea Piagentini, gerente de marketing da Gol, lembra que, além do lado de fora, o interior também recebeu um grande destaque. "É ali que o passageiro passa a maior parte do tempo", diz.
Sobre a importância da personagem, Andrea lembra de uma das conversas que teve com o criador da Mônica, Mauricio de Sousa. "Quando ele criou ela, não queria criar uma personagem princesinha/bonitinha. Ele queria criar uma personagem forte. E nós pensarmos que tem 60 anos que ele criou um personagem mulher para ser dona da turma, ele transformou os quadrinhos", diz a executiva.
Ficha técnica
Boeing 737-800 NG (Next Generation)
Altura: 12,5 metros
Comprimento: 39,5 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 35,7
Capacidade máxima para combustível: 26.020 litros
Peso máximo de decolagem: 79 toneladas
Autonomia: Até 5.440 km
Assentos: 186 poltronas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.