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Maior navio de cruzeiro do mundo é comparado ao Titanic antes de estreia

Icon of the Seas - Divulgação/Royal Caribbean
Icon of the Seas Imagem: Divulgação/Royal Caribbean

De Nossa

18/07/2023 04h00

O anúncio pela Royal Caribbean do sucesso da primeira fase de testes do navio Icon of the Seas, que se tornará oficialmente a maior embarcação de cruzeiro do mundo a partir de sua viagem inaugural em janeiro de 2024, gerou uma onda de críticas e comparações entre o gigante com o histórico Titanic, segundo o jornal The New York Post.

Cinco vezes maior do que o navio mais famoso de todos os tempos, o Icon tem um volume interno de 250.800 gigatoneladas, enquanto o Titanic possuía apenas 46.328. Além disso, ele terá capacidade para 7.600 passageiros (e mais 2.350 tripulantes) contra os 2.224 transportados pela embarcação do início do século 20 — e promete ainda tirar a coroa de "maior cruzeiro do mundo" do Wonder of the Seas (7.084 hóspedes), inaugurado em 2022 também pela companhia.

No entanto, a chegada da novidade cerca de um mês após a implosão do submersível Titan da OceanGate Expeditions, que levava cinco passageiros para visitar o transatlântico naufragado em 14 de abril de 1912 no Atlântico Norte, foi considerada de mau gosto por diversos internautas.

Toda a "ostentação" — luxo, conforto e amenidades para toda a família em larga escala — oferecidas pelo Icon foram recebidas como um exagero, uma espécie de reedição da ganância que teria levado o Titanic ao fundo do mar. Apesar das críticas bastante vocais, o estreante já encontrou seu público: de acordo com o Post, os bilhetes para sua primeira viagem em janeiro já estão esgotados.

Icon of the Seas - Divulgação/Royal Caribbean - Divulgação/Royal Caribbean
Icon of the Seas, durante seus primeiros testes no mar
Imagem: Divulgação/Royal Caribbean

"Estamos o apresentando como as férias familiares definitivas. Quando você se afasta e olha para toda a energia e tempo que foram investidos em criar este navio, é surpreendente", elogiou o presidente da Royal Caribbean, Michael Bayley, em comunicado à imprensa. Confira o tom dos comentários feitos por críticos do Icon of the Seas:

"O Icon of the Seas será lançado em 2024 enquanto migrantes desesperados navegam pelo Norte da África diariamente, arriscando suas vidas em busca de simples segurança. Se este inchado bolo de aniversário flutuante não é uma metáfora perfeita para o que está errado com o nosso mundo, o que mais seria?"

"As pessoas com dinheiro nunca estão felizes com as opções disponíveis, e o mar seria entediante para eles. Eles estão em uma busca infinita por mais que nunca será correspondida."

"Estou supondo que essa seria a imagem de Wittgenstein para um inferno de Dante na água ou na terra."

"Nada me faria embarcar neste horror."

"Uma pilha de decadência. Não parece certo de alguma forma."

"Mais nova expedição da OceanGate?"

Como será o novo navio?

O Icon of the Seas terá a bordo o maior parque aquático localizado nos mares do planeta, o Category 6, além de mais de 40 opções de bares e restaurantes. Localizado na Thrill Island (Ilha da Empolgação, em tradução livre), área temática com atrações de alta adrenalina, o parque terá seis escorregadores que quebram recordes. O primeiro é o Pressure Drop, com 66º de inclinação, será o primeiro a oferecer queda livre na indústria dos cruzeiros.

Já o Frightening Bolt, com pouco mais de 14 metros de altura, terá a maior queda nos mares. Os dois seguintes, Storm Surge e Hurricane Hunter, serão os primeiros escorregadores com rafting para grupos, com capacidade para quatro pessoas por jangada a deslizar no seu comprimento.

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Icon of the Seas
Imagem: Divulgação/Royal Caribbean

O quarto, Storm Chasers, oferecerá a primeira corrida nos "tapetes" para escorregar — e disputar o título com sua dupla. Por fim, o Crown's Edge é um misto de escorregador, claro, com passarela e trajeto de cordas em que os hóspedes poderão se balançar a quase 47 metros de altura sobre o oceano.

Para relaxar

Para quem não deseja emoções fortes e prefere relaxar, a Chill Island terá sete piscinas — sendo quatro no mesmo déque com vista privilegiada para o mar.

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Icon of the Seas
Imagem: Divulgação/Royal Caribbean

A primeira delas, Swim & Tonic, deve ser o primeiro bar no meio da água e sobre o oceano. A segunda, Royal Bay Pool, promete ser a maior piscina dos mares. Já a Cloud 17 é apenas para adultos, enquanto a Cove Pool terá bordas infinitas. Nos seus entornos ainda deve estar o primeiro bar para coquetéis congelados da Royal Caribbean.

Navio terá "bairros"

Assim como suas áreas comuns para entretenimento, o Icon of the Seas terá ainda outras porções temáticas ou bairros. Um deles é o Surfside, planejado para famílias, e onde adultos e crianças menores de seis anos encontrarão atrações para brincar e relaxar durante todo o dia.

Por exemplo, maiores de 18 poderão dar um mergulho na piscina Water's Edge enquanto ficam de olho nas bricanças que brincam na Splashaway Bay ou na Baby Bay, logo ao lado. Anexo a elas estão opções de alimentação, um bar, carrossel e sala de jogos. As sub-áreas Adventure Ocean e Social020 ainda foram planejadas para adolescentes.

Icon of the Seas - Divulgação/Royal Caribbean - Divulgação/Royal Caribbean
Icon of the Seas
Imagem: Divulgação/Royal Caribbean

Já no bairro suspenso — a 41 metros de altura do oceano — The Hideaway estará instalado um "beach club" com opções aquáticas menos radicais e/ou familiares, que deverão agradar aos adultos. Nele haverá a primeira piscina de borda infinita suspensa sobre o mar, rodeada por terraços para tomar sol com jacuzzis e um bar.

Áreas já tradicionais em outras embarcações como a Royal Promenade receberam atualizações com vista amplificada do mar e mais de 15 resturantes, cafés, bares e lounges. A porção Central Park também terá mais casas e entretenimento. O Suite Neighborhood contará com quatro déques de luxo e um multinível para quem quer aproveitar o sol. E The Grove terá uma piscina particular, jacuzzi, opções de jantar como um restaurante Coastal Kitchen de dois andares.

Icon of the Seas - Divulgação/Royal Caribbean - Divulgação/Royal Caribbean
Icon of the Seas
Imagem: Divulgação/Royal Caribbean

Entretenimento

No topo do Icon estará o AquaDome, que fará as vezes de "oásis tranquilo" durante o dia, segundo a própria Royal Caribbean, com vistas para o mar, cascata e bar para bebericar e petiscar, mas com uma atmosfera bem diferente à noite.

Depois do pôr do sol, restaurantes e bares abrirão para atender ao público do AquaTheater, na "marquise aquática" do navio. A casa de show contará com tecnologia de ponta, piscina, quatro braços robóticos, projetores e mais para transmitir shows ao público.

Icon of the Seas - Divulgação/Royal Caribbean - Divulgação/Royal Caribbean
Icon of the Seas
Imagem: Divulgação/Royal Caribbean

Lost Dunes oferecerá a chance de experimentar o mini golf enquanto será possível praticar escalada no Adrenaline Peak. Fãs de patinação no gelo poderão aproveitar o rinque Absolute Zero.

Acomodações

As cabines também receberam um redesign em relação a navios anteriores da Royal Caribbean. Haverá opções para famílias de mais de cinco membros, como o Family Infinite Balcony e Surfside Family Suite, em que os quartos das crianças foram separados de adultos, mesmo ainda dentro do mesmo complexo, oferecendo mais privacidade para os pais relaxarem.

Icon of the Seas - Divulgação/Royal Caribbean - Divulgação/Royal Caribbean
Icon of the Seas
Imagem: Divulgação/Royal Caribbean

Quem quer privacidade poderá optar pela Utimate Family Townhouse — um sobrado de três andares com sua própria cerca e e caixa de correio, dando a impressão de que se está em uma casa no interior. Aqueles que procuram vistas de tirar o fôlego também terão vez nas Sunset Corner Suites e Panoramic Ocean Views, no AquaDome.

Ineditismo sustentável

O Icon of the Seas será o primeiro navio de uma nova série dentro da companhia: a classe Icon. Portanto, ele estreará também como a primeira embarcação da Royal Caribbean com tecnologia de célula de combustível movido a gás natural liquefeito (GNL), o mais limpo para a vida marinha.

Icon of the Seas - Divulgação/Royal Caribbean - Divulgação/Royal Caribbean
Icon of the Seas
Imagem: Divulgação/Royal Caribbean

Outros atributos como conexão para recarga de energia na costa e sistema de recuperação de calor de resíduos, prometem tornar o Icon o navio mais sustentável já lançado pela empresa.

Os testes no mar

A última semana de junho marcou a primeira vez que o gigante navegou em mar aberto. Após quatro dias de testes na água que checaram a eficiência de seus motores, direção, sistema de freios, a resistência de seu casco, níveis de vibração e barulho, entre outras características, o Icon retornou em segurança ao estaleiro Meyer Turku, na Finlândia, onde vem sendo construído.

Icon of the Seas em sua primeira viagem em mar aberto para testes, em junho de 2023 - Divulgação/Royal Caribbean - Divulgação/Royal Caribbean
Imagem: Divulgação/Royal Caribbean

De acordo com a Royal Caribbean, mais de 450 especialistas estiveram envolvidos diretamente (no total, foram 2 mil) nos testes, nos quais o Icon teria tido um desempenho exemplar."Toda a jornada cobriu centenas de milhas náuticas". Quatro rebocadores e mais de 350 horas de trabalho estiveram envolvidas na operação.

Assista a primeira viagem de teste do Icon of the Seas:

O navio será submetido a uma nova bateria de testes no segundo semestre, em que ele deverá ser "levado aos seus limites". Uma vez aprovado, ele deverá partir de Miami para sua viagem inaugural em janeiro de 2024, de onde realizará percursos de sete noites o ano todo, passando pela ilha particular CocoCay, nas Bahamas; Cozumel, no México; Philipsburg, em St. Maarten e Roatan, em Honduras.