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Aeroporto abandonado há 50 anos conta história de um país dividido em dois

De Nossa

21/07/2023 04h00

Aviões corroídos, salas de embarque em frangalhos, torres de controles e hangares desertos contrastando com os corredores agora tomados pela chegada de vegetação: a paisagem quase pós-apocalíptica é um retrato do Aeroporto Internacional de Nicósia, abandonado desde 1974 no Chipre.

Antes o mais movimentado terminal aéreo do país, Nicósia é hoje um cemitério de avião esquecido e conta a história de um conflito armado e da subsequente divisão não só de território, mas como da população, que marcaram esta ilha do Mediterrâneo.

O Chipre é um pequeno país ao sul da Turquia e a leste da Grécia cuja capital é Nicósia, onde está localizado o fatídico aeroporto construído nos anos 30 como uma estação da RAF (Força Aérea Britânica), que anos depois passou também a receber voos comerciais.

Note: a proximidade com os dois primeiros países citados anteriormente é importante — sua população tem origem, majoritariamente, nestes dois povos.

Em julho de 1974, os nacionalistas de origem grega deram um golpe militar no país. Em resposta, cinco dias depois os turcos invadiram Chipre e iniciou-se um conflito armado que resultou no controle das forças turcas no norte da ilha. O aeroporto, no coração do país, tornou-se um campo de batalha.

Aeroporto Internacional de Nicósia, no Chipre - Dickelbers/Creative Commons - Dickelbers/Creative Commons
A fachada do Aeroporto Internacional de Nicósia, no Chipre
Imagem: Dickelbers/Creative Commons

Um mês depois, a ONU (Organização das Nações Unidas) interveio e, como meio de promover a paz na nação dividida, criou a chamada Linha Verde através da resolução 186 do Conselho de Segurança, que enviou ainda uma missão de paz ao país.

Aeroporto Internacional de Nicósia, no Chipre - Dickelbers/Creative Commons - Dickelbers/Creative Commons
As salas de embarque
Imagem: Dickelbers/Creative Commons

Na prática, esta linha criava e delimitava uma zona desmilitarizada, onde tropas de gregos e turcos não podiam pisar, evitando assim a progressão do conflito. Assim, a Linha Verde partiu ao meio a cidade de Nicósia, deixando o norte sob domínio turco e, o sul, sob os gregos.

Aeroporto Internacional de Nicósia, no Chipre - Dickelbers/Creative Commons - Dickelbers/Creative Commons
O free shop abandonado
Imagem: Dickelbers/Creative Commons

Consequentemente, ficou abandonado o antigo aeroporto em um terreno fantasma, onde quase ninguém mais circulava.

Controles sanitários dos antigos terminais - Dickelbers/Creative Commons - Dickelbers/Creative Commons
Controles sanitários dos antigos terminais
Imagem: Dickelbers/Creative Commons

A presença da Força de Paz das Nações Unidas — que inclui soldados brasileiros, argentinos, eslovacos, chilenos, entre outros, além de civis que oferecem suporte à população — necessitou ainda a instalação de seus oficiais em uma área neutra. Assim, foi criado o Acampamento dos Boinas Azuis em parte do terreno que pertenceu, um dia, ao Aeroporto Internacional de Nicósia.

A torre de comando - Dickelbers/Creative Commons - Dickelbers/Creative Commons
A torre de comando
Imagem: Dickelbers/Creative Commons

A situação política segue a mesma em Chipre, desde então. Por isso, os terminais seguem desertos e abandonados e se tornaram um destino interessante a exploradores urbanos, fotógrafos e outros curiosos.

Um dos hangares dos aviões - Gustavobw/Creative Commons - Gustavobw/Creative Commons
Um dos hangares dos aviões que ali circulavam
Imagem: Gustavobw/Creative Commons

Diante do crescente interesse do público por Nicósia, em 2022, pesquisadores do The Cyprus Institute com o apoio da própria ONU documentaram amplamente seus interiores e digitalizaram as imagens, resultando em um serviço de tour virtual do histórico aeroporto que foi disponibilizado online, para quem quer matar a curiosidade de andar em seus corredores.

Os corredores ainda guardam pôsteres de propagandas dos anos 70 - Dickelbers/Creative Commons - Dickelbers/Creative Commons
Os corredores ainda guardam pôsteres de propagandas dos anos 70, direcionados aos passageiros apressados que passavam pelo local
Imagem: Dickelbers/Creative Commons

Para realizar o passeio, visite o site nic-project.com.