Topo

Após abusar de estereótipo do Brasil, Virgin Atlantic começa a operar em SP

Avião da companhia aérea Virgin Atlantic - EdithRum/Getty Images
Avião da companhia aérea Virgin Atlantic Imagem: EdithRum/Getty Images

De Nossa

23/07/2023 18h42Atualizada em 24/07/2023 14h28

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou a companhia aérea inglesa Virgin Atlantic a operar voos diários no Brasil.

O que aconteceu:

A empresa terá voos diretos entre São Paulo e Londres diariamente. A autorização foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) de sexta-feira (21).

A expectativa é de que a operação inicie em maio de 2024, com voos entre os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e o de Heathrow, no Reino Unido.

Recentemente, a empresa causou polêmica com uma campanha publicitária esteriotipada sobre o Brasil. O vídeo traz Juliana Paes como passista, e ainda reforça o samba, a caipirinha, as praias e as belezas naturais.

No entanto, a propaganda se perde ao mencionar o Rio de Janeiro no anúncio de passagens para São Paulo. Muitas pessoas ressaltaram que além de estereótipos brasileiros, a propaganda traz elementos, como maracas, que não refletem a cultura brasileira.

A empresa é uma companhia low cost e terá passagens com tarifas a partir de 655 libras esterlinas - cerca de R$ 4 mil na cotação deste domingo (23). Os tickets devem ser comercializados a partir de agosto deste ano.

Atualmente, 33 companhias aéreas estrangeiras são autorizadas a operar voos comerciais no Brasil. Na semana passada, a Arajet, da República Dominicana, também foi autorizada e irá operar três voos semanais de Santo Domingo para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Segundo a Anac, outros três pedidos de companhias aéreas estão sendo analisados para operar no Brasil. São duas para transporte de passageiros e uma para transporte de carga.