Topo

Celulares de brasileiros terão roaming gratuito no Chile (e vice-versa)

A Anatel anunciou o fim da cobrança adicional de roaming para brasileiros que estiverem temporariamente em território chileno - 18.mar.2017 - Kagenmi/Getty Images/iStockphoto
A Anatel anunciou o fim da cobrança adicional de roaming para brasileiros que estiverem temporariamente em território chileno Imagem: 18.mar.2017 - Kagenmi/Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

27/07/2023 20h17Atualizada em 28/07/2023 22h16

Brasileiros que forem visitar o Chile poderão usar serviços de telefonia móvel gratuitamente no país — e o mesmo vale para nossos vizinhos que visitarem o Brasil.

O que aconteceu:

A Anatel anunciou o fim da cobrança adicional de roaming para brasileiros que estiverem temporariamente em território chileno. Na prática, os usuários do Brasil poderão usar no Chile os mesmos planos de telefonia móvel que já pagam aqui, sem custos extras.

A isenção vale para comunicações de voz, de mensagem (SMS) e de dados móveis, desde que por até 90 dias seguidos e por, no máximo, 120 dias por ano. As operadoras podem oferecer aos usuários uma extensão desse prazo.

Visitantes chilenos que tiverem um plano de telefonia móvel ativo poderão usufruir do mesmo benefício quando estiverem no Brasil. A isenção viabilizada por uma alteração normativa da Anatel que visa cumprir o Acordo de Livre Comércio entre os dois países, assinado em 2018.

A agência reguladora afirmou que "o resultado alcançado representa um passo importante na integração entre Brasil e Chile". O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, disse que a isenção reduz o custo e facilita a comunicação dos viajantes chilenos no país, melhorando sua experiência aqui.