Topo

Fritada de pedras feita para 'enganar o estômago' é tradição da China

Fritada de pedras é popular na China há séculos - Reprodução
Fritada de pedras é popular na China há séculos Imagem: Reprodução

De Nossa

27/07/2023 04h00

Seu apelido é "o prato mais duro do mundo", mas não se está falando da louça. Uma fritada à base de pedras despertou a curiosidade de internautas nas redes sociais nas últimas semanas, mas sua popularidade está longe de ser contemporânea: de acordo com veículos chineses e com a CNN americana, a iguaria teria nascido há séculos.

A receita em questão se chama "Suodiu", o que significa "chupe e descarte". Ela teria sido ensinada oralmente durante gerações por barqueiros na porção leste da província chinesa de Hubei, onde segue parte da tradição gastronômica local.

Ainda segundo a CNN americana, a combinação surgiu da necessidade, quando os barqueiros que transportavam produtos pela região se viam encalhados no meio do rio, e seus alimentos acabavam antes que pudessem finalizar suas entregas. Temperar as pedras era, portanto, uma estratégia para enganar o estômago ou, oficialmente, "encontrar felicidade na amargura".

O nome diz tudo sobre como consumir a fritada — isto é, nada de tentar mastigar ou simplesmente engolir as pedras. O segredo é chupá-las e depois cuspir de volta no prato. Mas por quê?

A graça do Suodiu está, na verdade, nos outros ingredientes que o compõem: molho de pimenta asiático, pimentas e pimentões picados, dentes de alhos, vegetais e outros temperos que dão sabor às pedras após serem fritos junto a elas em uma grelha similar às de ferro japonesas, usadas para teppanyaki. Portanto, são estes sabores que os chineses consomem quando se deliciam com as pedras.

A fritada é preparada e vendida nas ruas por cozinheiros que costumam não só narrar o preparo como fazer rimas, segundo vídeos compartilhados no Xiaohongshu, o Instagram chinês. Entre as palavras de sabedoria dos chefs estão ditados como "uma porção de tempero aquece a paixão".

O Suodiu seria tão popular nesta parte da China quanto bebida alcoólica e é servido em pequenas caixas. Cada porção custa cerca de 16 yuans (R$ 10,75), mas não é preciso devolver as pedras que cuspir após provar a receita: você pode levá-las para casa como souvenir.