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Túnel em estrada para Stonehenge é aprovado mesmo após críticas da Unesco

A estrada que atualmente leva visitantes a Stonehenge (ao fundo) sofre com o intenso tráfego - Divulgação/National Highways
A estrada que atualmente leva visitantes a Stonehenge (ao fundo) sofre com o intenso tráfego
Imagem: Divulgação/National Highways

De Nossa

03/08/2023 10h15

A construção de um polêmico túnel subterrâneo nos arredores do Monumento Pré-Histórico de Stonehenge — Patrimônio da Humanidade segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) — localizado em Salisbury Plain, no interior da Inglaterra, foi aprovada pelo governo britânico após quase duas décadas de polêmicas.

A proposta atual — que permitirá não só a escavação da passagem de 3,3 km ao redor das rochas, como criará novas junções entre a rodovia A303 que leva até Stonehenge, a A360 (ao redor da atração turística) e a A345 para substituir duas rotatórias — apresenta poucas revisões em relação ao projeto aprovado em 2020 pelo então Secretário de Transportes Grant Shapps, de acordo com análise do jornal britânico The Guardian.

Na ocasião, as recomendações de inspetores de planejamento — que sinalizaram que as construções causariam danos permanentes e irreversíveis ao monumento — haviam sido ignoradas por Shapps, o que serviu como base para ações movidas por ambientalistas e arqueólogos, como os membros da organização Save Stonehenge World Heritage Site (SSWHS) e da Stonehenge Alliance contra as obras.

No ano seguinte, em 2021, uma ordem judicial impediu o andamento do projeto. Paralisado até então, ele agora ganhou o aval do novo secretário, Mark Harper que justificou a aprovação em um documento de 64 páginas em que se disse "satisfeito que haja uma necessidade clara" pelo novo túnel" e que o "dano espacial, visual e à paisagem é menos do que substancial e deve ser contrabalanceado em relação aos benefícios públicos".

O projeto do novo túnel próximo a Stonehenge, no Reino Unido - Divulgação/National Highways - Divulgação/National Highways
O projeto do novo túnel próximo a Stonehenge, no Reino Unido
Imagem: Divulgação/National Highways

O secretário ainda reconheceu que "deve dar um grande peso à consevação" de Stonehenge, mas afirmou que aceita "que haverá dano ao patrimônio histórico e cultural como resultado das obras". No total, cerca de 13 km de estrada serão reconstruídas com o novo projeto.

Só o túnel teria 3,3 km de extensão, mas um total de 13 km de pista teriam de ser construídos no total para atender ao projeto - Divulgação/National Highways - Divulgação/National Highways
Só o túnel teria 3,3 km de extensão, mas um total de 13 km de pista teriam de ser construídos no total para atender ao projeto
Imagem: Divulgação/National Highways

A empreitada deve custar 1,7 bilhões de libras ou R$ 10,4 bilhões e promete agilizar o trânsito lento entre Cornwall e Londres, que não só sofre com o alto fluxo de veículos como também com a constante diminuição de velocidade dos turistas e moradores que desejam observar o monumento pela janela dos carros. A National Highways, órgão do governo britânico que gerencia as estradas, ainda alegou que a poluição sonora deve diminuir na área.

A paisagem da região mudaria drasticamente com a nova obra - Divulgação/National Highways - Divulgação/National Highways
A paisagem da região mudaria drasticamente com a nova obra
Imagem: Divulgação/National Highways

Em 2021, a Unesco advertiu as autoridades do Reino Unido que, mesmo após alterações nos projetos para a estrada e o túnel, sua construção resultaria em impacto ecológico, hidrológico e arqueológico a Stonehenge. No mesmo documento, o órgão da ONU pediu que a obra não fosse concretizada e alertou que, caso saia do papel, o monumento será colocado na lista de Patrimônios da Humanidade em Perigo.

A estrada que atualmente leva visitantes a Stonehenge sofre com o intenso tráfego - Divulgação/National Highways - Divulgação/National Highways
A estrada que atualmente leva visitantes a Stonehenge sofre com o intenso tráfego
Imagem: Divulgação/National Highways

Após o sinal verde dado por Harper, o historiador Tom Holland, presidente da Stonehenge Alliance, classificou a decisão como "grotesca". "Em uma época em que o país enfrenta tantas contas, tantos déficits financeiros, a profanação de um local de Patrimônio Histórico é o mais alto nível de loucura — um ato de vandalismo que envergonha a Grã-Bretanha". As obras estão previstas para começar em 2024.