Itália terá novas rotas de trens turísticos e cruzeiros nos trilhos em 2024
Viajantes interessados em explorar a Itália ganharão mais opções de trens — inclusive um percurso de "cruzeiro sobre trilhos" — anunciou o governo do país nesta quarta (2).
Um novo programa batizado de "FS Treni Turistici Italiani", focado especificamente em atender turistas, utilizará locomotivas vintage a partir de 2024 para realizar rotas por cartões postais famosos, segundo informações da Ferrovie dello Stato Italiane (FS), operadora ferroviária estatal, à CNN americana.
O objetivo da iniciativa é oferecer um meio de viagem mais sustentável como alternativa aos percursos de carro e avião, com alta emissão de carbono. Para este fim, três tipos de trajetos serão oferecidos.
O primeiro deles é o "Lusso", com trens de luxo para viagens de longa distância, como o Expresso Oriente Dolce Vita, que será inaugurado em 2024, um ano após a previsão inicial. Além dele, o segundo Expresso Oriente "Venice Simplon" — hoje de propriedade da rede hoteleira Belmond — também entrará nesta categoria, com a FS fornecendo mão de obra para o serviço, como também faz no caso dos trens Golden Eagle.
A segunda categoria é de trens "Expressi" — expressos e trens históricos — que realizarão rotas médias e longas de grandes cidades a pontos turísticos como de Milão às costas da Ligúria e Toscana. Um trem noturno ainda deverá sair de Roma rumo ao sul, com paradas em Otranto, na Puglia, e Metaponto, em Basilicata, antes de chegar à costa Jônica (na ponta da bota) e à Reggio Calabria.
Para os percursos expressos, serão utilizados trens dos anos 80 e 90 reformados para atender às necessidades atuais, com vagões-restaurante, cabines para o pernoite, salas de reuniões e áreas para guardar bicicletas e esquis. O serviço "Expressi", em particular, deve funcionar como uma espécie de apoio às rotas já existentes da Trenitalia.
Já a última categoria, "omnibus-regionali", terá frotas mais lentas que funcionarão aos finais de semana em carruagens regionais — que serão adquiridas da própria Trenitalia — e com preços mais econômicos. As rotas serão elaboradas com base em paisagens "de interesse", como locais conhecidos por sua gastronomia, vinhos, entre outros, incluindo paradas e horários que valorizariam a experiência do visitante, ainda de acordo com a FS.
Este tipo de serviço tem ainda por trás uma estratégia: ligar o passeio de trem a outras atividades turísticas, como visitas guiadas a sítios arqueológicos, locais de trilhas, peregrinações religiosas, degustações em pontos menos acessíveis e, consequentemente, descongestionar os cartões postais do país que sofrem com o excesso de visitantes.
"Cruzeiros sobre trilhos"
Como parte do novo programa, haverá ainda "trens de cruzeiros" realizando algumas rotas de bate-e-volta: saída de Roma na sexta à noite para jantar e pernoitar no percurso acordando nas Dolomitas, na estação Calalzo-Pieve, de onde partirão ônibus que levarão os passageiros para esquiar em Cortina d'Ampezzo, a 45 minutos dali.
Outra opção prevista é uma viagem de cinco a seis dias pelo centro-sul da Itália, cruzando cinco regiões entre Umbria e Puglia.
Além de aproveitar trens da Trenitalia, o programa FS Treni Turistici Italiani já conta com cerca de 400 trens da própria FS. No entanto, o governo italiano adiantou que pretende construir novas carruagens de alta tecnologia para suplementar sua frota, com deques panorâmicos em estilo suíço, além de uma fruta de vagões-restaurantes que apresentarão delícias da gastronomia italiana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.