Topo

Sexy, sem medo de 'pagar calcinha': Famosas flertam com saias ultracurtas

Christina Aguilera - Reprodução/Instagram
Christina Aguilera Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

05/08/2023 04h00

Musa das ultrassensuais e curtíssimas saias há duas décadas, Christina Aguilera é a última famosa a investir pesado na tendência que voltou a ganhar força no último ano.

A cantora apostou em uma peça que imita a clássica bolsa Birkin, da Hermès — sim, aquela inspirada pela cantora e atriz Jane Birkin — em pink Barbie, com aplicações de strass em produção compartilhada por ela nesta terça (1º).

A saia em questão é da coleção da marca Namilia de Primavera/Verão 2024, batizada sugestivamente de "In Loving Memory of My Sugar Daddy" — algo como 'em homenagem carinhosa ao meu sugar daddy', expressão em inglês utilizada para os namorados, geralmente bem mais velhos, que oferecem apoio financeiro a garotas mais jovens.

Para completar a provocação no close de sua produção reveladora, Christina colocou um laço cor-de-rosa em referência à peça na legenda e taxou o conjunto como "bens preciosos". Ela, contudo, não está sozinha no entusiasmo por peças irreverentes e curtíssimas.

Microssaia de Christina Aguilera imita bolsa Birkin, da Hermès - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Microssaia de Christina Aguilera imita bolsa Birkin, da Hermès
Imagem: Reprodução/Instagram

Em 2022, a Miu Miu — primeira marca a trazer a microssaia de volta — foi eleita a grife do ano pela plataforma de pesquisa e compras Lyst com o efeito viral de sua criação. Analisando os dados de cerca de 200 milhões de usuários que passaram pelo site ao longo de 2022, a equipe do Lyst concluiu que a grife de Miuccia Prada teve o maior aumento nas buscas em relação a 2021: 34%.

Peças virais se tornaram uma fortaleza para a marca, que este ano lançou itens cobiçados das passarelas às ruas como a microssaia já vestida pela modelo Hailey Bieber, a cantora Manu Gavassi e a apresentadora Maisa Silva (acima), além das sapatilhas de balé desfiladas pela atriz Sydney Sweeney, de "Euphoria" — que conquistou o posto de estrela em ascensão do ano —, a cantora Rosalía e a top Bella Hadid.

Maisa com minissaia da Miu Miu - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Maisa com minissaia da Miu Miu
Imagem: Reprodução/Instagram

A plataforma atribuiu o sucesso destes designs a uma releitura mais simples do indie e balletcore de 2016, mais atraente para a geração Z que consegue combiná-los ao streetwear da atualidade, com camisas cropped, por exemplo.

Rosalía de Miu Miu - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Rosalía de Miu Miu
Imagem: Reprodução/Instagram

Além de trazer de volta a aguardada moda masculina para o Outono/Inverno 2022, a grife alcançou impressionantes 23 milhões de visualizações no TikTok até o momento com a sua coleção de Primavera/Verão 2023.

Ao lado dela, a Diesel também trouxe no último ano a sua proposta: uma minissaia cinto, que parece ser fivelada ao corpo enquanto o logo da marca italiana se destaca na parte frontal.

Diesel | Ready-to-wear | Outono/Inverno 2022 - Divulgação - Divulgação
Diesel | Ready-to-wear | Outono/Inverno 2022
Imagem: Divulgação
Diesel | Ready-to-wear | Outono/Inverno 2022 - Divulgação - Divulgação
Diesel | Ready-to-wear | Outono/Inverno 2022
Imagem: Divulgação

Sensualidade sem limites é legado atualizado

Quando foi apresentada nas passarelas, a peça da Miu Miu propunha um retorno ousado aos escritórios acompanhando blazers, tricôs e moletons.

Seu sucesso, contudo, não tem a ver apenas com o desejo de ousadia que abandona o loungewear — as roupas "de ficar em casa" — impostas pelo confinamento da pandemia: ele é um dos sintomas da moda Y2K, o retorno de formas e estilos que bombaram nos anos 2000.

Miu Miu | Primavera/Verão 2022 - Divulgação - Divulgação
Miu Miu | Primavera/Verão 2022
Imagem: Divulgação
Miu Miu | Primavera/Verão 2022 - Divulgação - Divulgação
Miu Miu | Primavera/Verão 2022
Imagem: Divulgação

Aos que viveram de perto o cenário pop no começo dessa década, as imagens de cantoras como Britney Spears, a própria Christina Aguilera e Jessica Simpson exibindo as barrigas de fora com looks mínimos logo virão à cabeça — e, preferencialmente, com um piercing no umbigo.

Britney Spears - Reprodução - Reprodução
Britney Spears
Imagem: Reprodução
Christina Aguilera - Getty Images - Getty Images
Christina Aguilera
Imagem: Getty Images

Não só na música, no cinema e na tevê as minissaias também ditaram moda. Marissa Cooper e Summer Roberts, ícones fashion da série The O.C. (2003-2007), também foram adeptas das saias curtíssimas da época.

Summer Roberts (Rachel Bilson) de saias curtíssimas em The O.C. - Reprodução - Reprodução
Summer Roberts (Rachel Bilson) de saias curtíssimas em The O.C.
Imagem: Reprodução

As adeptas atuais

Além de Christina Aguilera e Hailey Bieber, que se converteu em garota-propaganda e um dos primeiros rostos da mania por saias curtas da década atual, outras celebridades investiram em comprimentos mais generosos nos últimos meses.

Nicole Kidman, por exemplo, posou para a capa para a revista "Vanity Fair" ano passado com a peça da marca italiana, top e meias com mocassim na estética colegial.

Já a revista i-D estampou uma de suas capas mais recentes com a modelo plus-size Paloma Elsesser.

Deborah Secco polemizou na cobertura da Copa do Mundo, no fim de 2022, com saias curtíssimas também.

Deborah Secco - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Deborah Secco
Imagem: Reprodução/Instagram

Nos últimos meses, o time ganhou reforços cada vez mais sensuais com Bianca Andrade, Marina Sena, Mariana Rios, Julia Fox, Kylie Jenner e Sydney Sweeney.