Escócia tem ponto turístico mais lotado da Europa; veja locais de perrengue
A Europa guarda alguns dos maiores tesouros históricos de toda a Humanidade e, não à toa, turistas peregrinam por seus principais cartões postais procurando um mergulho na cultura e na trajetória do Velho Mundo.
O resultado, porém, são paisagens bem lotadas que, ironicamente, acabam incomodando e até repelindo aqueles que preferem experiências de viagens mais intimistas. O caso mais evidente desse "perrengue" é o Castelo de Edimburgo, segundo um estudo conduzido pela empresa de viagem de luxo The Thinking Traveller divulgado à revista especializada Time Out.
De acordo com o levantamento — que se baseou em dados de avaliações feitas pelos próprios viajantes na plataforma de recomendações Tripadvisor, reunindo aqueles que possuíam mais menções relacionadas às palavras "cheio" e "lotado" —, o castelo escocês é um verdadeiro imã para disputas de turistas por cada centímetro.
Apesar de enorme e imponente, a antiga fortaleza medieval possui corredores estreitos e muitos visitantes interessados nas suas histórias de um passado mal-assombrado e marcado por guerras e disputas pela Coroa. Conheça este e outros cartões postais em que é preciso muita calma e paciência:
1º: Castelo de Edimburgo
Onde? Em Edimburgo, na Escócia
Vale desbravar a multidão para... Uma vista privilegiada da cidade, as joias e relíquias da Coroa escocesa -- que apareceram na coroação de Charles 3º -- e contos de partes mal-assombradas.
2º: Palácio de Buckingham
Onde? Londres, na Inglaterra
Vale desbravar a multidão para... Conhecer uma arquitetura imponente, ver de perto porções remanescentes da antiga Buckingham House (onde a rainha Charlotte -- sim, aquela da série da Netflix -- viveu) e observar salões utilizados pela realeza até hoje. Bônus: a Troca da Guarda!
3º: Siam Park
Onde? Tenerife, na Espanha
Vale desbravar a multidão para... Curtir aquele que é tido como um dos melhores parques aquáticos do mundo, inaugurado pela princesa da Tailândia e inspirado na cultura do país.
4º: Canal Grande
Onde? Veneza, na Itália
Vale desbravar a multidão para... Explorar os principais pontos turísticos da histórica Veneza, que podem ser encontrados às margens do Grande Canal durante um passeio de gôndola. Entre eles estão a Ponte de Rialto, a Casa de Marco Polo, a Praça de São Marcos e etc.
5º: Termas Romanas de Bath
Onde? Bath, na Inglaterra
Vale desbravar a multidão para... Conhecer uma importante e bem-preservada obra dos romanos erguida ainda no século 1º, com toda a sua engenhosidade, e que seguiu ganhando adendos ao longo da Idade Média, Idade Moderna e até a Era Contemporânea. Aula de arquitetura em vista!
6º: Torre de Londres
Onde? Londres, na Inglaterra
Vale desbravar a multidão para... Ver a construção medieval onde Ana Bolena foi presa e, depois, executada
7º: Museu do Louvre
Onde? Paris, na França
Vale desbravar a multidão para... Admirar de perto a Monalisa, o Código de Hamurabi, múmias egípcias, a Vênus de Milo, entre outras obras históricas.
8º: Acrópole de Atenas
Onde? Atenas, na Grécia
Vale desbravar a multidão para... Conhecer as fundações de uma das mais antigas civilizações do mundo nos arredores do Templo de Atena.
9º: Museu Britânico
Onde? Londres, na Inglaterra
Vale desbravar a multidão para... Explorar a Sala de Leitura frequentada por Oscar Wilde, Virginia Woolf e Arthur Conan Doyle e ver de perto os frisos do Partenon grego.
10º: Museu de Orsay
Onde? Paris, na França
Vale desbravar a multidão para... Admirar-se com um museu que já foi estação de trem -- que, de tão pitoresco, se tornou uma das locações de "Emily em Paris" -- e conhecer obras de impressionistas do calibre de Renoir e Monet, e pós-impressionistas como Van Gogh.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.