Piscina de mergulho mais funda do mundo em Dubai guarda 'cidade secreta'
Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é um verdadeiro destino-ostentação: com diversas atrações maximalistas, a metrópole esbanja luxo e imponência em suas construções, além de acomodações e serviços únicos e uma lista significativa de recordes no Guinness World Records.
Uma delas é a Deep Dive Dubai, a mais profunda piscina de mergulho de todo o mundo, reconhecida pela organização que publica o Livro dos Recordes em 2021 graças aos seus 60,02 metros de profundidade.
Para se ter uma ideia de suas proporções, nela cabem 14 milhões de litros de água — o equivalente a cerca de seis piscinas olímpicas.
Seu objetivo inicial era funcionar como espaço de treinamento para mergulhadores, mas ela recebe também turistas curiosos — não é como se faltasse espaço.
Até porque, dentro da piscina extravagante há uma cidade 'secreta' subaquática, com prédios de apartamentos que parecem abandonados, um salão de jogos e videogames — tem até pebolim e bilhar —, carros, instrumentos musicais e outros detalhes que parecem esquecidos pela civilização, como uma espécie de Atlantis moderna.
Construída em formato de uma ostra gigante no bairro de Nad Al Sheba — uma homenagem à tradição de mergulho para a coleta de pérolas do emirado —, a piscina ainda faz as vezes de estúdio de cinema submerso, o maior de toda a região, de acordo com informações da revista especializada Travel and Leisure. Por isso, ela possui iluminação e sistema de som de última geração, além de oferecer uma sala de edição anexa à área de mergulho.
A água é mantida a 30ºC, para que a experiência seja confortável para os visitantes apenas de roupa de banho ou com uma roupa de mergulho mais leve. No entanto, sua estrutura atende também às necessidades dos mergulhadores mais experientes, como o príncipe de Dubai, xeque Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum.
Por exemplo, seu sistema de filtragem da água conta com tecnologia desenvolvida pela Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) que utiliza rochas vulcânicas e radiação ultravioleta para circular a água a cada seis horas.
Segundo a CNN americana, há cerca de 56 câmeras instaladas no complexo de 1.500 metros quadrados para garantir a segurança dos mergulhadores, já que eles podem ser facilmente localizados em caso de emergência. Também para atender aos turistas em caso de doença de descompressão, a piscina possui uma das câmaras hiperbáricas mais avançadas de todo o Oriente Médio, com capacidade para até 12 pessoas.
A Deep Dive Dubai tem cursos para mergulhadores iniciantes e aqueles já com certificação. Há ainda experiências para crianças e tour guiado com um dos instrutores pela sua cidade submersa. O cardápio é bastante variado e vai desde aulas para "fazer bolhas" na piscina com os pequenos a mergulhos profissionais até 60 metros de profundidade — aniversariantes ainda ganham bolo no caso deste pacote.
Valores vão de 400 a 6.000 dirhams, isto é, entre R$ 530 e R$ 8.000. Veja as opções no site deepdivedubai.com.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.