Igreja sobrevive a incêndio no Havaí em meio a ruínas: 'Sinal de Deus'

A Igreja Católica Maria Lanakila, na ilha de Maui, se tornou um símbolo de resiliência de sua comunidade após ter sobrevivido intacta às chamas do incêndio florestal que tem consumido parte do estado americano do Havaí desde a última semana. Especialmente porque seus arredores foram destruídos.

Fiéis de Lahaina, cidade onde fica a igreja e ex-capital do antigo reino do Havaí, têm celebrado a preservação do templo e classificado o evento como "um milagre".

Um vídeo que mostra prédios no entorno da Maria Lanakila reduzidos às cinzas, apesar de seu estado imaculado, viralizou no TikTok desde sexta e já acumula mais de 1,3 milhão de visualizações e 104,5 mil curtidas.

"Uau. Deus continua a nos dar sinais mesmo durante a tempestade", observou um usuário identificado apenas como SurfingMarine em um comentário curtido por quase 1.400 pessoas. "Ela não foi apenas salva, está intocada. Tão incrível", apontou outro, enquanto um terceiro ainda opinou que "essa igreja está servindo nosso Deus vivo sinceramente".

Histórica, a Igreja Católica Maria Lanakila foi fundada em 1846, segundo o site da própria paróquia. Seu nome significa "Nossa Senhora da Vitória" e ela é considerada o berço da fé da religião em Maui. Suas obras foram completadas em 1873, mas em 1918 ela passou por reformas de suas paredes e ampliação de sua estrutura de pedra.

Ela ainda conta com pinturas que teriam sido doadas ao templo pelo rei Kalakaua ou sua irmã, a rainha Liliuokalani, penúltimo e última monarcas do reino do Havaí respectivamente. Seus sinos seriam o terceiro par preparado para a paróquia — o primeiro, vindo da França, teria se perdido na América do Sul durante a viagem e o segundo par ficou na cidade havaiana de Hilo, mesmo com o nome já gravado da igreja.

"Basicamente, o que sabemos é que toda a cidade de Lahaina foi consumida pelo fogo. Ela se foi por completo. [Mas] a igreja Maria Lanakila ainda está de pé, assim como a reitoria. A escola foi um pouco afetada", relatou o Monsenhor Terrence Watanabe, vigário de Maui e Lanai, à publicação católica The Pillar.

Continua após a publicidade

Ao jornal local The Star-Advertiser, ele comemorou o estado da igreja. "Para nós, é um milagre. Quando vimos as notícias e vimos que o campanário [ainda] ascendia sobre toda a cidade, foi uma paisagem maravilhosa de se ver."

A Igreja Católica Maria Lanakila foi fundada em 1846
A Igreja Católica Maria Lanakila foi fundada em 1846 Imagem: PAULA RAMON/AFP

No entanto, não se sabe quantos dos fiéis da igreja perderam suas vidas no fogo. Segundo o jornal The New York Post, a paróquia segue sem telefone, assim como boa parte do oeste de Maui. Mais de mil casas teriam sido consumidas e o número de mortos já chega a quase 100.

Outra igreja local, a Waiola, que comemorou 200 anos de sua fundação em maio e cujo cemitério possui os túmulos da família real do reino do Havaí, foi totalmente destruída.

Deixe seu comentário

Só para assinantes