Fonte de água quente forma as cores do arco-íris em parque dos EUA; veja
Águas extremamente quentes com até 87ºC, cores exuberantes que fazem parte do arco-íris e abrigo de vida. É possível isso? Que lugar é esse? A resposta rápida é: sim, é possível.
Estamos falando da Grand Prismatic Spring (em tradução livre para o português: Grande Fonte Prismática), localizada no Parque Nacional de Yellowstone, em Wyoming (EUA), o sétimo mais visitado do país, conforme dados do NPS (Serviço Nacional de Parques).
Apesar de obviamente não abrigar vida humana devido às suas altas temperaturas — seu centro pode atingir até 87ºC —, há resistentes seres vivos capazes de ali habitarem e são graças a eles que são formadas as cores espetaculares da fonte termal, a maior dos EUA e a terceira maior do mundo.
Com medições maiores que um campo de futebol americano, esta fonte termal possui mais de 112 metros de comprimento e 48 de largura, e também 38 metros de profundidade, formando um lago elíptico irregular com anéis coloridos.
O que explica os tons?
As cores surpreendentes de diferentes tons atraem milhares de pesquisadores e turistas curiosos e fascinados pelas paisagens do parque e sua fauna. Somente em 2022 foram 3,2 milhões de visitantes.
As faixas brilhantes de laranja, amarelo e verde em cada anel são formadas graças a presença de bactérias termófilas (amantes de calor) que ganham cores diferentes a depender da temperatura, mas que preferem águas mais frias ao redor da fonte.
O NPS diz que, embora esses seres vivos sejam pequenos demais para serem vistos a olho nu, quando amontoados aos trilhões, são formadas diferentes tipos de cores. Os micróbios são nutridos por energia e processos químicos, sendo que termófilos incolores e amarelos crescem na água mais quente, e os de cores laranja, marrom e verde ficam nas águas mais frias, em torno de 55ºC.
É possível diferenciá-los olhando as faixas que circundam as águas mais profundas azuis, tão quente que não abriga vida.
Inclusive, o centro da fonte termal só ganha essa cor azul devido ao espalhamento do comprimento de onda azul da luz mais do que outros, refletindo o azul de volta aos nossos olhos, explica o site da Yellowstone National Park Trips.
Importância
A fonte termal está no parque nacional mais antigo dos Estados Unidos, fundado em 1872.
Um ano antes, uma expedição liderada por Ferdinand Hayden, então chefe de Pesquisa Geológica e Geográfica dos Territórios dos EUA, detalhou o parque que hoje está nos estados de Wyoming, Montana e Idaho.
Ele chegou a observar que, em termos científicos, "os gêiseres da Islândia são insignificantes em comparação com as fontes termais das bacias de Yellowstone e Fire-Hole", site o site do NPS.
Até hoje constantemente o local é parada obrigatória para pesquisadores interessados em estudar seus microorganismos.
Foi graças a pesquisas nas últimas décadas com coletas feitas lá que foi possível, por exemplo, a utilização de testes PCR para detectar a covid-19 na pandemia iniciada em 2020.
O governo americano informa que são mais de 53 patentes envolvendo pesquisas em Yellowstone. Paraíso que talvez demorasse mais tempo para ser preservado se Hayden não tivesse passado por lá:
Nada jamais concebido pela arte humana pode se igualar a peculiar e delicada cor dessas notáveis fontes prismáticas. A vida se torna um privilégio e uma benção depois que você vê e sente profundamente essa incomparável habilidade da natureza" Ferdinand Vandeveer Hayden, geólogo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.