Ama livros? Dá para visitar a biblioteca mais velha da França de graça

A Biblioteca Mazarine é considerada a mais antiga da França. Localizada próxima à Pont des Arts, pouco se fala dela para quem vai visitar Paris, mas é uma parada obrigatória (e gratuita) para os apaixonados por livros.

A biblioteca fica dentro do Institut de France, um prédio imponente e que chama a atenção dos visitantes da cidade. À beira do rio Sena, a coleção de livros do local tem mais de 350 anos e começou com o acervo pessoal do cardeal Mazarin, no século 17.

Você não precisa reservar muito tempo para visitá-la. Para aqueles que não querem perder nenhum detalhe, cerca de 45 minutos são suficientes para olhar tudo o que a Biblioteca Mazarine tem a oferecer —e a história por trás de alguns detalhes.

A Biblioteca Mazarine conta com 180 mil documentos impressos antes de 1800
A Biblioteca Mazarine conta com 180 mil documentos impressos antes de 1800 Imagem: Rafaela Polo/UOL

A visita é gratuita e não precisa ser agendada. Para quem quer aprender mais, há a possibilidade de fazer um tour guiado. Mas ele é apenas em francês e funciona com horário agendado.

Publicações seculares e uma pitada de arte

Você pode visitar a Biblioteca Mazarine sem pagar nada
Você pode visitar a Biblioteca Mazarine sem pagar nada Imagem: Rafaela Polo/UOL

Os livros dispostos nas prateleiras são protegidos, então você não pode simplesmente puxá-los para dar uma olhadinha no conteúdo. E não é à toa: existem manuscritos do século 17 por ali. Desde sua criação, a coleção nunca parou de crescer.

Ao todo, a biblioteca abriga cerca de 600 mil documentos, entre eles 180 mil volumes impressos antes de 1800.

Continua após a publicidade

Além dos livros, a biblioteca também conta com obras e itens de decoração que valem a pena prestar atenção. Os lustres dourados que você encontrará assim que entrar na sala de leitura são do século 18 e fazem menção às armas preferidas de Luís 15, por exemplo.

O armamento de Mazarine também é lembrado em um brasão, localizado acima de uma grande porta de madeira no fundo da sala de leitura. Estima-se que ele foi esculpido em meados de 1660.

O local é cercado por bustos, muitos deles que foram confiscados durante a Revolução Francesa. Um dos destaques fica para a escultura que retrata Benjamin Franklin, que morou em Paris em 1776.

Ao final da sala de leitura há um grande globo que chama a atenção. Ele foi produzido no século 17 e representa a posição das estrelas no céu no momento do nascimento de Luís 15.

O globo da Biblioteca Mazarine mostra a posição das estrelas da hora do nascimento do Luís 15
O globo da Biblioteca Mazarine mostra a posição das estrelas da hora do nascimento do Luís 15 Imagem: Rafaela Polo/UOL

Apesar de toda sua grandiosidade, a biblioteca ainda é usada para estudos e pesquisas. É comum você encontrar pessoas lendo algumas obras e fazendo anotações. Por isso, fique esperto: o silêncio no local é obrigatório.

Continua após a publicidade

SERVIÇO
Biblioteca Mazarine

23 Quai de Conti, 75006 Paris
Horário de funcionamento: de segunda à sábado, das 10h às 18h

Deixe seu comentário

Só para assinantes