Perdeu, Itália: com quase 80 metros, maior bruschetta do mundo é do Brasil
Muito antes da moda das burratas, a entrada mais famosa entre os entusiastas da culinária italiana era mesmo a bruschetta. E que lugar melhor para provar essa delícia que em uma festa típica das 'nonnas'?
Foi em uma verdadeira farra da gula que o maior antepasto à base de pão, azeite, tomate, queijo e manjericão do mundo foi produzido.
A maior bruschetta do mundo foi feita em São Paulo, mais precisamente na tradicional Festa de Nossa Senhora Achiropita, a maior festa italiana fora da Itália, que acaba no próximo domingo (3).
No último domingo (27), 20 kg de tomate pelado da patrocinadora Olé, 60 kg de mussarela de búfala, 80 metros de pão italiano, 24 litros de azeite de oliva extra virgem, 15 kg de manjericão fresco, 5 kg de ervas provençais e 3 kg de sal foram transformados nas maõs de 20 chefs de cozinha e cerca de 200 colaboradores.
Todos esses ingredientes renderam uma bruschetta de 79,7 metros de comprimento, desbancando a antecessora do recorde, que media 52,5 metros e foi produzida em Napoli, na Itália, em 2019.
Quem ainda quiser curtir a 97ª edição da Festa de Nossa Senhora Achiropita, ela acontece na Paróquia Nossa Senhora Achiropita (Rua 13 de Maio, 478, em São Paulo) até domingo (3).
Desde a Roma Antiga
A origem da bruschetta remonta à Roma Antiga, em que o povo da região italiana da Toscana costumava preparar um prato chamado "bruscare," que era uma fatia de pão tostado esfregada com alho e regada com azeite de oliva. Essa prática de tostar pão era uma maneira de aproveitar o pão amanhecido, tornando-o saboroso e mais durável.
A palavra "bruschetta" deriva do italiano "brusciare," que significa "tostar" ou "queimar." Com o tempo, a receita básica da bruschetta evoluiu e incorporou outros ingredientes, transformando-se no prato que conhecemos hoje.
Atualmente, não faltam versões criativas para a entrada com queijo azul, camarão, bacalhau, espinafre, mortadela e até doces, com morangos.