Kitnet de 35 m²: como é o apartamento polêmico de Dora Figueiredo
Dora Figueiredo viralizou ao contar o porquê irá sair do apartamento em que vive, apenas dois anos depois de fazer uma grande reforma. A obra foi feita em um imóvel alugado e o proprietário fez um grande reajuste no valor do contrato, ficando além do que a atual inquilina pode pagar.
A influenciadora aproveitou a situação para desabar sobre os problemas que viveu na kitnet, afirmando que já se incomodava com o aperto dos 35 m² e, principalmente, com o resultado da obra que fez, que chamou de "não realista". Todo o projeto foi registrado pelo canal da Doma Arquitetura, escritório responsável pela reforma — e que tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram.
O primeiro vídeo, mostrando o apartamento "cru", foi ao ar em agosto de 2020. Já o resultado foi postado em junho de 2021.
Confira o antes e depois da kitnet alugada por Dora Figueiredo:
Sala e cozinha
Antes da reforma, o apartamento alugado por Dora não tinha divisão de ambientes. O projeto criou três cômodos: uma cozinha e uma sala integradas e o quarto, separado por uma cortina.
Quarto
Dora afirmou que um dos primeiros problemas da obra surgiu no quarto. A influenciadora queria uma cama de tamanho Queen, um pouco maior que a de casal, mas teria ouvido que o pedido não cabia no projeto.
No que chamou de "falta de comunicação imensa", ela comprou jogos de cama para uma cama de casal convencional, mas foi surpreendida ao ver a cama Queen, como tinha pedido de início.
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receberBanheiro
Cobertura
A reforma no segundo andar da kitnet foi o maior alvo de críticas de Dora. Revestida com um piso de ladrilhos marrons, a área foi enfeitada com dezenas de plantas e ripas de madeira, que viraram um problema em pouco tempo, afirma a moradora.
"O painel de ripa foi colado em uma área externa e obviamente, com o tempo, foi descolando. O projeto continha marcenaria em um local em que não poderia ter marcenaria", detalhou.
Além disso, uma piscina instalada por Dora na cobertura virou um grande problema no condomínio. Em 2021, ela aparece no vídeo da própria Doma Arquitetura, que diz que foi a influenciadora que colocou o reservatório no local.
Apesar de destacar que era necessária autorização do prédio, a arquiteta não comenta se o acessório fazia parte do projeto que fez.
"O motivo do meu colapso mesmo foi a piscina lá em cima. Eu queria ter uma jacuzzi, perguntei se dava e responderam que sim. Fizeram todo um projeto elétrico, comprei a piscininha. Aí eu fui lá, usei e recebi uma notificação judicial do prédio dizendo que eu não poderia ter aquela piscina e que aquilo poderia causar problema na estrutura do prédio. Coisa que, eu acho, deveria ter sido falada pra mim e não foi", alegou a influenciadora.
"O que era pra ser um sonho acabou virando um pesadelo e o maior desperdício de dinheiro que eu já fiz na minha vida. Reformei inteiro com a ideia de vir morar aqui, mas com o tempo ficou muito pequeno pra mim e eu sinto que o projeto não foi realista pra minha vida", justificou Dora.
Ainda de acordo com ela, a ideia de fazer a reforma surgiu depois de uma proposta da Doma. Antes, a influenciadora queria apenas realizar o sonho de morar sozinha, fazendo pequenas alterações no apartamento alugado.
"Me foi vendido um projeto que ficaria pronto em três meses e que seria 100% parceria, perfeito. (Pensei) Vou ficar aqui por uns cinco, dez anos e tudo bem, se eu não conseguir comprar no final eu vou viver bem aqui, então tá bem. Então, reforçando, eu só peguei esse apartamento e reformei ele alugado porque me foi prometido três meses de obra", afirmou.
@dorafigueiredo Quem lembra do projeto do Apartamento Colorido? Eu finalmente consegui colocar um ponto final nesse sonho que se tornou um pesadelo ontem! Por isso, eu decidi contar para vocês a verdade sobre tudo o que aconteceu durante esse projeto, até por que vocês não param de me perguntar sobre isso tem tempo já! Ansiosas pra parte 2? #ApartamentoColorido ? som original - Dora Figueiredo
Tudo teria mudado cerca de um mês e meio depois da aprovação do projeto. Sustentando dois alugueis simultâneos, Dora disse que os termos do acordo entre ela e o escritório mudaram.
"Eu tive a resposta de que não iria mais acontecer aquela parceria, que, na verdade, não seriam três meses e sim seis, e que eu teria que pagar algumas coisas. Mas tudo bem, planos mudam e eu resolvi continuar, eu estava completamente apaixonada por tudo e queria realizar esse sonho."
Em meio a pandemia, os seis meses de obra viraram quase um ano. Mas, apesar dos contratempos, Dora chegou a elogiar o resultado nas redes sociais, mostrando fotos de seu "apartamento de revista". Ela afirma que só começou a ver problemas na reforma depois de postar na internet.
"Surgiu uma goteira no apartamento e ninguém queria resolver. Uma pessoa ficou jogando para outra, isso foi terrível. Tive diversos problemas com ar-condicionado, inclusive uma vez um deles superaqueceu e o outro virou, basicamente, uma máquina de gelo e hoje em dia ele não funciona. A parte elétrica foi feita de qualquer jeito porque tem até hoje luz que não acende, luminária presa com durex", explicou.
A influenciadora afirma que, depois de alguns meses, decidiu fazer uma reclamação com a Doma Arquitetura. Os detalhes sobre a conversa ainda não foram divulgados por Dora, que dividiu o desabafo em várias partes.
Nossa tenta contato com o escritório por e-mail. Se houver um posicionamento, a matéria será atualizada.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.