Macio e fresquinho: 6 motivos para você querer um lençol percal 200 fios

Quando se trata de criar um ambiente de conforto no quarto, cada detalhe importa. E um item muitas vezes negligenciado, mas crucial, é o lençol. No mundo da roupa de cama, o lençol percal 200 fios se destaca como uma escolha de luxo.

O percal 200 fios é um tipo de tecido de algodão conhecido por sua suavidade e durabilidade. O número refere-se aos fios de algodão que são tecidos juntos em uma polegada quadrada. Como são 200 fios por polegada quadrada, resulta em um tecido fino e macio.

"Para ser considerado percal, ele tem que ter acima de 180 fios por polegada quadrada. Quanto mais alto o número de fios, mais resistente e macio é o tecido. Tendo, assim, uma maior qualidade", explica Thais Vieira, designer de Interiores.

Como escolher o melhor lençol?

Tudo vai depender do seu orçamento. Os lençóis do tipo percal e com mais de 200 fios são mais caros, como destacamos. "Quanto maior o número de fios, mais macio ele é, só que mais caro. O de percal é ideal para o dia a dia, pois você deita e realmente ele é muito macio", diz Vieira.

Também depende da ocasião, caso você queira experimentar um enxoval novo, ou comemorar uma data especial com um jogo de cama diferente.

Se você deseja investir menos, existem opções interessantes de bons lençóis de algodão 180 fios por até R$ 150. Vale incluir o termo algodão nas suas buscas.

Continua após a publicidade

Se o problema não for orçamento, também dá para investir num lençol de algodão egípcio, feito com uma tecnologia avançada e com maior durabilidade e maciez. Os valores começam em R$ 300.

Vantagens do lençol percal 200 fios

1. Suavidade

O lençol percal 200 fios é macio ao toque, proporcionando uma sensação de bem estar à noite.

"Quando você dorme em um lençol de percal nunca mais vai querer trocar por um inferior", afirma Antonietta Martin, decoradora de interiores.

Continua após a publicidade

2. Durabilidade

Graças à alta contagem de fios, essa peça é mais resistente ao desgaste, garantindo anos de uso.

"E entre um lençol de percal e algodão, o algodão é um tecido versátil e pode ser utilizado em diversas aplicações, como roupas, toalha de banho, pano de prato, entre outros. Já o percal, ele é mais recomendado para peças que exigem maior resistência e durabilidade, como roupa de cama, toalha de mesa, guardanapos", destaca Vieira.

3. Respirabilidade

O percal é conhecido ainda por sua capacidade de manter a temperatura corporal equilibrada, o que dá maior conforto em diferentes estações.

Dessa forma, é mais fácil ter uma boa noite de sono, já que manter um ambiente mais fresco é fundamental para evitar noites mal dormidas e até quadros de insônia.

Continua após a publicidade

4. Fácil manutenção

É relativamente fácil de lavar e manter, tornando-o prático para o uso diário.

5. Variedade de estilo

O lençol percal 200 fios está disponível em diversas cores e estampas, permitindo que você escolha o que melhor combina com a decoração do seu quarto.

6. Economia a longo prazo

Sua durabilidade significa que você não precisará substituí-lo com frequência, economizando dinheiro em longo prazo - mesmo ele custando mais.

Continua após a publicidade

Quando cuidado adequadamente, ele pode durar muitos anos, tornando-se um investimento sólido para o seu quarto.

"O custo do produto é mais elevado em função de sua produção ser algo mais específico e também pela qualidade do fio de 100% algodão", acrescenta Martin.

Segundo Vieira, é possível notar uma grande diferença entre ele e um poliéster, por exemplo. "No poliéster são fibras sintéticas, ele vai secar mais rápido, talvez amassar menos e eles vão ser mais baratos, porém, eles não vão ser tão confortáveis ao toque e eles também absorvem mais calor."

Diferença entre os materiais

Lençol percal: mais resistente e duradouro, porém, amassa mais, pois é de fibra natural. Tem melhor caimento e é indicado passar antes de colocar na cama, caso a pessoa goste de um lençol mais esticado. Ele também apresenta um toque acetinado, que dá a impressão de "geladinho".

Continua após a publicidade

Lençol de algodão: mais versátil, porque pode ser usado tanto nos dias mais quentes como nos dias mais frios, porque retém o calor quando é necessário.

Lençol de poliéster: ele seca mais rápido e amassa menos. Esse material é derivado do plástico, não retém água e por isso seca com um aspecto mais liso. Porém, é de fibra sintética e pode "dar bolinha" mais facilmente.

Lençol de microfibra: são mais indicados para os dias mais frios e esquentam mais. São fáceis de lavar e também secam mais rápido.

Lençol de seda e cetim: possuem um toque e brilho, com muita maciez ao deitar. Ambos retêm calor.

Lençol de algodão egípcio: é considerado um dos melhores, pois o algodão é colhido de forma manual, enquanto que os outros são extraídos por maquinário. Isso também implica no preço, pois deixa a roupa de cama mais cara.

Curte comer, beber e viver bem? Fique de olho na nossa curadoria de produtos: no Monitor de Ofertas UOL, no Twitter (@ofertas_uol), no Telegram (monitordeofertasuol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

Continua após a publicidade
Imagem

Deixe seu comentário

Só para assinantes