Influencer e fashionista: João Guilherme quer ampliar sua atuação na moda
Entre os adjetivos que costumam ser atribuídos a João Guilherme, fashion e estiloso com certeza entram na conta. Aos 21 anos, o ator e influenciador digital rouba a cena com seus looks por aí e já é considerado um ícone da sua geração.
Apaixonado por moda desde cedo, a conexão de João com esse universo aumentou ao longo da carreira. Tendo ganhado projeção nas novelas infantis do SBT "Cúmplices de um resgate" e "As aventuras de Poliana", atualmente ele pode ser visto em produções no streaming, como "De volta aos 15", da Netflix, e "Vicky e a Musa", do Globoplay.
"Quando me reconheci como uma pessoa pública, percebi que existia muita gente que gostava do meu trabalho e me acompanhava, então comecei a pensar em como ser uma referência para quem me seguia", conta o artista em entrevista a Nossa.
Nesse exercício de se expressar por meio do que veste, João recorda que passou a olhar para seus artistas favoritos.
Eu observava o que eles usavam, o que tinham em comum, como eles comunicavam o seu estilo através das roupas, para entender como fazer isso também.
João Guilherme
Eclético, mas sem abrir mão de conforto
Entre as referências dele, estavam o ator Jaden Smith, filho de Will Smith, e o cantor Justin Bieber. Isso ajuda a explicar a vibe bem streetwear do seu outfit quando mais novo. O repertório fashion de João, no entanto, cresceu ao longo do tempo e, segundo ele, passou a abraçar também referências como o movimento punk e o movimento hippie.
O artista diz que é bem aberto a novidades e gosta de experimentar diversas possibilidades. Não por acaso, ele tem investido em looks mais ousados e causado frisson com acessórios diferentões, estampas, texturas, peças recortadas, cropped e transparências.
Provocado a definir seu estilo, João diz que a palavra de ordem é conforto. "Eu não saio de casa se eu não estiver confortável. É algo que priorizo bastante nas minhas roupas, então se eu estiver usando algo, pode ter certeza de que eu estou muito à vontade naquele look", diz
Moda como trabalho
Além de diversificar o gosto pessoal, João investiu em profissionalizar sua relação com o universo fashion nos últimos anos. Prova disso são as parcerias que firma com marcas nacionais e internacionais para divulgações em seus perfis nas redes sociais, onde acumula mais de 30 milhões de seguidores.
Na última Semana de Moda Masculina de Paris, por exemplo, João conta que aproveitou para fazer contato e se aproximar de etiquetas americanas, italianas, coreanas e chinesas. "Fazia tempo que eu queria ver de perto uma fashion week na Europa, mas toda vez eu estava envolvido em rotinas de gravações. Essa oportunidade de troca você só tem estando lá, vivendo aquilo de perto."
Em novembro do ano passado, ele topou também o desafio de pisar pela primeira vez numa passarela. A estreia foi em grande estilo, no maior evento de moda da América Latina, que é a São Paulo Fashion Week, e em dose dupla, ao participar do casting da Misci e da Another Place.
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receber"Eu já conheço o pessoal por trás das duas marcas e a experiência foi muito legal. Amei fazer e estou aberto a novas oportunidades", avalia, sinalizando que o João Guilherme modelo tá on.
Empresário do ramo fashion
Dinâmico e visionário como todo bom aquariano, João também se aventura na moda como empresário. Em junho deste ano, ele se tornou sócio da marca de roupas paulista Filadelfio.
"O Rafa Sanches, criador da marca, é meu amigo, eu já acompanhava o seu trabalho há um tempo e a marca tem tudo a ver comigo. Então, quando ele me disse que queria expandir e estava com alguns projetos em mente, decidimos que era o momento certo para a sociedade", conta.
A entrada na Filadelfio é o primeiro passo de João como businessman de uma marca de moda. Ele diz que futuramente pretende ter uma marca autoral, em que comece o negócio do zero e esteja envolvido na parte criativa.
É muito importante eu já estar próximo de uma empresa e entender como funciona. Vejo a sociedade agora como uma espécie de workshop para eu aprender.
João Guilherme
João pretende também ampliar esse aprendizado estudando moda. Em 2021, ele chegou a começar uma faculdade na área, mas por conta da agenda atribulada não deu continuidade. "Quero retomar esses estudos, não sei se necessariamente na faculdade ou em outro lugar, mas, como na profissão de ator e em tudo que a gente se propõe, estudar é uma forma de evoluir".
Se depender da sua vocação fashion e talento dedicado, ainda vamos ver e ouvir falar muito de João Guilherme no mundo da moda. Alguém duvida?
Deixe seu comentário