Como aderir à 'moda das patricinhas de Beverly Hills' que invadiu as redes

Entre uma infinidade de tendências que ganham destaque de tempos em tempos, é possível que você ainda não tenha escutado falar sobre o Rom-com core. No entanto, é quase certeza que conheça a estética fashionista que aposta no visual das comédias românticas que se consagraram nos anos 1990 e 2000.

Durante a pandemia, o gênero clichê, alegre e otimista voltou à cena como um escapismo no período de isolamento social, principalmente para a geração Z que, em sua maioria, já vinha demonstrando grande interesse pelo mercado vintage.

No TikTok, rede é dominada por esse público, são mais de 4 milhões de visualizações na hashtag que traz dicas de como apostar em looks nostálgicos, acessórios e peças curingas que não podem faltar no guarda-roupa. Além de, claro, dicas de títulos que trazem o visual para as telas.

Julia Roberts e J-Lo

Imagem
Imagem: Reprodução

Para entender a tendência, basta visualizar —com o olhar bem açucarado, diga-se de passagem— o cenário cinematográfico que contempla a comédia, sem abandonar o toque romântico. É o combo de final feliz, previsível e amoroso que costuma conquistar sem grandes esforços.

Quase que automaticamente filmes clássicos como 'Uma linda mulher', '10 coisas que eu odeio em você', 'Como perder um homem em 10 dias', 'As Patricinhas de Beverly Hills' e 'Como se fosse a primeira vez' são puxados pela memória, junto com os looks charmosos e sutis de suas protagonistas.

Bingo! Assim cria-se a base do Rom-com core. E é assim que você sai por aí... vestindo-se como a sua personagem favorita. Seja Julia Roberts, Julia Stiles, J-Lo, Gabrielle Union, Kate Hudson ou Christina Milian, opção é o que não falta!

Vintage é a escolha da vez

"A tendência vem combinando justamente os elementos clássicos com toques modernos, criando uma atmosfera leve, descontraída e cheia de amor. É uma mistura de romantismo e nostalgia, usada principalmente para quem deseja transmitir esse ar de acolhimento e encantamento", explica a stylist Roze Motta a Nossa.

Continua após a publicidade
Ariana Grande se inspira em Jenna (Jennifer Garner), de 'De Repente 30'
Ariana Grande se inspira em Jenna (Jennifer Garner), de 'De Repente 30' Imagem: Reprodução

Só para se ter ideia, de acordo com um recente relatório do Pinterest, o Rom-com core foi apontado entre as principais buscas na plataforma, incluindo "garota dos anos 2000", que aumentou em 235%, "roupas estéticas garotas legais", em 140% e "conjunto de minissaia rosa", em 145%.

Nos feeds do Instagram, celebridades como Katie Holmes e Hailey Bieber também vêm mostrando toda disposição em recuperar o visual, provando - mais uma vez - o quanto a moda é cíclica e está aberta às mais diversas adaptações.

O que não pode faltar

Segundo Roze, os cenários encantadores e os enredos apaixonantes dos filmes são traduzidos para o universo fashion com o uso de estampas florais, tecidos leves, laços e babados. Agasalhos de veludos, minissaias e a clássica calça jeans de cintura baixa também estão listadas entre as peças-chaves do visual.

Cardigãs, tricôs, sapatilhas, scarpins, bolsas mais estruturadas e acessórios delicados como colares com pingentes, óculos de sol retrô e brincos menores também se encaixam perfeitamente no Rom-com core.
Roze Motta, stylist

Continua após a publicidade

Ultrapassando a linha dos looks, a tendência também é vista nos cabelos. "São penteados suaves, com ondulações e o uso de presilhas. A ideia é sempre criar um visual coeso e encantador em todos os aspectos", reforça a stylist.

Enredos dos filmes são traduzidos para a moda com o uso de tecidos leves, laços e babados
Enredos dos filmes são traduzidos para a moda com o uso de tecidos leves, laços e babados Imagem: Reprodução

Rom-com core no armário masculino

Engana-se quem pensa que o Rom-com core não se estende ao armário masculino. Segundo Roze, para os boys de plantão, é indicado abusar no uso de camisas com estampas em xadrez ou florais, jaquetas e blazers bem cortados, com detalhes delicados, como botões diferenciados ou lapelas estilizadas.

"O importante, em qualquer tendência, é se divertir e adequar ao seu estilo. A moda é para ser divertida e devemos usar isso ao nosso favor", diz Roze Motta.

Deixe seu comentário

Só para assinantes