Dois pizzaiolos brasileiros são eleitos entre os 100 melhores do mundo
Colaboração para Nossa
25/09/2023 10h37Atualizada em 25/09/2023 12h16
Os chefs brasileiros Matheus Ramos, do QT Pizza Bar, e Dani Branca, da Paestum Forneria, foram premiados no The Best Pizza Awards 2023, em cerimônia realizada virtualmente na noite de ontem.
O QT Pizza Bar fica nos Jardins, em São Paulo, e a Paestum Forneria fica em Guaratinguetá, no interior paulista.
Enquanto Matheus ocupa a 67ª posição, Dani aparece no 79º lugar. Ao lado de outros dois argentinos, os pizzaiolos brasileiros são os únicos representantes da América do Sul na lista de 100 nomes. A Itália lidera o ranking, com 45 premiados —incluindo os cinco primeiros.
Os três primeiros são:
- Franco Pepe (Pepe in Grani, Itália);
- Francesco Martucci (I Masanielli, Itália);
- Gabriele Bonci (Pizzarium, Itália)
A classificação completa está disponível no site oficial.
Recentemente, o QT Pizza Bar também entrou para a lista das 100 melhores pizzarias do mundo, segundo o prêmio internacional 50 Top Pizza. Além da pizzaria de Matheus, que foi a 51° melhor do ranking, A Pizza da Mooca, em 85° lugar, e a Leggera Pizza Napoletana, em 100°, foram as outras representantes brasileiras escolhidas.
O chef comemorou mais este prêmio no Instagram: "Mais uma nesse setembro agitado!".
Dani também aproveitou o prêmio para celebrar nas redes sociais: "Emocionante tudo isso! Não tem reconhecimento melhor do que estar entre os 100 melhores pizzachefs do mundo pelo trabalho que venho fazendo no dia a dia! Um trabalho duro para chegar até aqui! A lista está muito pesada com grandes nomes de PizzaChefs do mundo todo! Só curtir o momento e continuar a trabalhar!", escreveu.
O prêmio
O The Best Pizza Awards 2023 é promovido pela The Best Chef, que se descreve em seu site como "uma comunidade mundial vibrante de apaixonados por comida." O projeto foi criado em 2015 pela neurocientista polonesa Joanna Slusarczyk e o gastrônomo italiano Cristian Gadau.
200 jurados. Para o júri desta edição da premiação, 200 pessoas foram escolhidas para votar, incluindo jornalistas gastronômicos, críticos, blogueiros, fotógrafos e outras personalidades com amplo conhecimento de alta gastronomia.
Europa lidera. A lista de 100 nomes traz 63 da Europa, 14 da América do Norte, 14 da Ásia, quatro da América do Sul, três da África e dois da Oceania.