Pastéis além da nata: português lança sabores caipirinha, alheira e vinho
Vir para Portugal e não comer um pastel de nata é como ir ao Vaticano e não ver o papa. O pastel está associado à culinária portuguesa e é uma daquelas delícias impossíveis de comer uma só.
Mas os tradicionais doces portugueses ganharam novos sabores, que tem atraído a atenção de turistas, principalmente brasileiros e espanhóis.
As natas continuam presentes, mas agora dividem espaço com pastéis de caipirinha, laranja, vinho do Porto e pastéis salgados, como de sardinha, alheira e bacalhau.
As criações são do pasteleiro Filipe Soares, fundador da Natas D'Ouro, uma pastelaria com sede em Braga, inaugurada em 2020.
Desde então, já são 11 lojas entre Portugal, Espanha e Suíça e muita criatividade no cardápio. "Reinventamos a tradição das natas com uma variedade de sabores surpreendentes", afirma Soares.
Surpreendentes são também os números: por mês são produzidos 200 mil pastéis na fábrica de Braga. Na maior loja da rede, situada em Vila Nova de Gaia, são vendidas por dia, em média, 3.500 unidades, sendo que aos sábados e domingos o número aumenta para 5.000 pastéis diários.
O fim da tradição?
Para o chef de pastelaria Sandro Silva, ousar não significa deixar de lado a tradição. Até porque todos os 12 sabores têm alguma ligação com Portugal.
Na linha de salgados, o pastel de sardinha é o mais novo. Ele foi lançado em junho desse ano em homenagem à festa de São João, onde o peixe reina absoluto.
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Quero receberOutros sabores tipicamente portugueses são os pastéis de nata de bacalhau e alheira. "Além da tradição do bacalhau, a alheira também é um prato típico da culinária portuguesa", explica Silva.
A alheira é um enchido que tem como principais ingredientes a carne de caça, banha de porco, pão, azeite e alho.
Ele conta ainda que a ideia dos pastéis salgados surgiu por uma necessidade do mercado espanhol, mas tiveram uma boa aceitação também em Portugal.
Os outros sabores disponíveis são de carne, frango e legumes. "A massa folhada é a mesma em todos, assim como todos levam nata no recheio", diz.
Já entre os doces, são seis as opções: tradicional, vinho do Porto, caipirinha, chocolate, limão e laranja.
O de vinho do Porto é o único que tem um formato diferente. "Em homenagem ao Porto e ao rio Douro o pastel tem o formato do barquinho de rabelo", conta o chef, lembrando que esse foi o primeiro lançamento depois do tradicional.
E, claro, o de caipirinha é uma homenagem à comunidade brasileira.
Todos os novos sabores passam por um período de teste que pode chegar a até três meses. "Além de mantermos a crocância da massa folhada, temos que garantir a mesma cremosidade e não deixar o álcool interferir no sabor e na textura", conta o chef Sandro.
Atualmente, entre os 12 sabores disponíveis, os mais vendidos são o de vinho do Porto e bacalhau.
Mas as inovações não param por aí. Na época do Natal o cardápio ganha mais um pastel, o de bolo rei. O bolo rei faz parte da tradição portuguesa, e é feito com frutas cristalizadas e secas, uma espécie de panetone, mas em formato de coroa.
E, segundo o chef, na Páscoa também deve ser lançado um pastel de nata especial. "Temos que inserir as novidades com calma", diz. Mas ideias com certeza não faltam.
A marca tem lojas em Portugal (Braga, Porto e Vila Nova de Gaia); Espanha (Palma de Mallorca, Pontevedra, Vigo e Madri) e na Suíça (Genebra). E a próxima loja será inaugurada ainda esse ano em Paris, na França.
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