Aparecida, Buda Gigante: os maiores cartões-postais religiosos do Brasil

O Brasil é um país muito religioso, e prova disso são as construções de símbolos, especialmente católicos, em tamanho gigante. O mais recente deles foi inaugurado no último fim de semana e trata-se de uma estátua de Nossa Senhora Aparecida de 50 metros, em Aparecida (SP).

"Hoje entregamos a primeira fase do monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida", escreveu o escultor Gilmar Pinna em seu perfil no Instagram.

Obras assim imponentes acabam se confundindo com a identidade do local que as recebem e, claro, impactam o turismo. Mas há mais em jogo que fotos tradicionais nas redes sociais.

Por isso, Nossa reuniu curiosidades sobre nove das maiores estátuas religiosas que viraram cartões-postais onde foram erguidas. Confira:

1. Nossa Senhora Aparecida

Localizada há 3 km da Basílica de Aparecida e podendo ser vista a 6 km de distância, a obra de 50 m foi inaugurada com atraso e chegou a ser barrada pela Justiça após ação da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos).

Somente ano passado a continuidade do trabalho continuou, quando o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) liberou a instalação da estátua.

2. São Francisco de Assis, Canindé (CE)

A estátua de São Francisco de Assis, também conhecido como São Francisco das Chagas, foi inaugurada em outubro de 2005 na cidade de Canindé, distante 113 km de Fortaleza.

Continua após a publicidade

Padroeiro da cidade, era a maior imagem sacra do mundo na sua inauguração, com 30,25 metros de altura. O posto foi perdido para uma conterrânea dessa lista.

Estátua gigante de São Francisco das Chagas, em Canindé (CE)
Estátua gigante de São Francisco das Chagas, em Canindé (CE) Imagem: Beto Macário/UOL

3. Grande Buda de Ibiraçu (ES)

Maior estátua de Buda do Ocidente e segunda maior de um Buda sentado no mundo, foi inaugurada em 2021 nas margens da BR-101 em Ibiraçu, no norte capixaba. O monumento pertence ao Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem, o primeiro da América Latina.

Ele possui 35 m, sendo maior que o Cristo Redentor carioca, que mede 30 m sem o pedestal. O Grande Buda, aliás, vai receber um pedestal e aí deve empatar com a estátua carioca ao chegar aos 38 m.

28.ago.2021 - Estátua de Buda maior que o Cristo Redentor (sem o pedestal) é inaugurada em Ibiraçu (ES)
28.ago.2021 - Estátua de Buda maior que o Cristo Redentor (sem o pedestal) é inaugurada em Ibiraçu (ES) Imagem: Divulgação/Governo do Espírito Santo
Continua após a publicidade

4. Frei Bruno, Joaçaba (SC)

O monumento de Frei Bruno foi inaugurado em 2008, em homenagem ao religioso que passou seus últimos anos de vida na cidade de Joaçaba. Ele possui 37 metros, contando com o pedestal.

Foi construído em isopor pelo artista plástico Cláudio Silva e, então, revestido em fibra de vidro.

Desde então, é uma das principais atrações turísticas da cidade catarinense e pode ser visto da cidade vizinha Herval d'Oeste.

Na sua área inferior, há um museu dedicado ao frei.

Monumento Frei Bruno, em Joaçaba (SC)
Monumento Frei Bruno, em Joaçaba (SC) Imagem: Reprodução/ Prefeitura Municipal de Joaçaba (SC)
Continua após a publicidade

5. Cristo Redentor (RJ)

O Cristo carioca foi feito em pedra-sabão, inaugurado em outubro de 1931 e há quase 90 anos é o símbolo do Rio de Janeiro reconhecido em boa parte do mundo. Seu aniversário de 50 anos foi celebrado com a presença do papa João Paulo 2º.

O local foi transformado em Santuário Católico em 2006. No ano seguinte, foi eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno. Tem 38 metros, incluindo seu pedestal de 8 metros.

Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ)
Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ) Imagem: Carl de Souza/AFP

6. Cristo de Encantado (RS)

Na cidade de Encantado, no Vale do Taquari, um projeto ambicioso foi inaugurado ano passado: um Cristo com 43,5 metros de altura, com o pedestal, sendo mais alto do que o Cristo do Rio.

Continua após a publicidade

A estátua gaúcha tem 37,5 m, envergadura dos braços de 39 m e peso total de 1,7 mil toneladas.

Cristo Protetor, em Encantado (RS) 1920x1080
Cristo Protetor, em Encantado (RS) 1920x1080 Imagem: Divulgação

7. Nossa Senhora, no Crato (CE)

A imagem de Nossa Senhora de Fátima no Crato, no Ceará, tem 45 metros de altura —também supera o Cristo do Rio e a imagem de Padre Cícero, de 27 metros, na cidade vizinha, Juazeiro do Norte (CE).

A estátua de Nossa Senhora do Crato entrou para a rota do turismo religioso por estar perto da imagem de Padre Cícero e virou um dos maiores pontos de visitação do Cariri. Em 2021, a prefeitura anunciou reforma no complexo, devido ao desgaste que a estátua vem recebendo desde a inauguração, em 2014.

Estátua de Nossa Senhora de Fátima, em Crato (CE)
Estátua de Nossa Senhora de Fátima, em Crato (CE) Imagem: Reprodução/ Ariel Gomes/ Governo do Ceará
Continua após a publicidade

8. Santa Rita de Cássia, Santa Cruz (RN)

Outra imagem católica gigante, considerada a mais alta estátua sacra do mundo, está localizada no agreste do Rio Grande do Norte. A imagem de Santa Rita de Cássia, na cidade Santa Cruz, mede 56 metros e foi inaugurada em 2010, depois de três anos de obra.

Ao longo de uma década, o turismo religioso passou a mover a economia da cidade. Segundo a Arquidiocese de Natal, as festividades da padroeira, que vão de 13 a 22 de maio, já contaram com uma procissão de 100 mil pessoas.

Estátua de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz (RN)
Estátua de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz (RN) Imagem: Reprodução/ Facebook/ Paróquia Santa Rita de Cássia (RN)

9. Primeiro Cristo Redentor, em São Cristóvão (SE)

Você não leu errado: o primeiro Cristo Redentor do Brasil foi erguido em Sergipe, cinco anos antes que o monumento carioca, em 1926.

Continua após a publicidade

A obra foi encomendada pelo governo vigente, de 1922 a 1926, ao arquiteto Bellando Belandi e tem 16 metros de altura. Hoje ela faz parte do Patrimônio Histórico, Cultural e Material do Estado de Sergipe.

Primeiro Cristo Redentor do Brasil, em São Cristóvão (SE)
Primeiro Cristo Redentor do Brasil, em São Cristóvão (SE) Imagem: Reprodução/ Cleverton Ribeiro/ Alese

*Com informações de matéria de Nossa publicada em 26/09/2021

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.