Bolo de azeite? Sim! E ele é perfeito para comemorar o Dia do Veganismo
Uma das sobremesas mais famosas do restaurante Animus (São Paulo), comandado pela chef Giovanna Grossi (participante do 'Iron Chef Brasil - Netflix'), é um bolo de azeite!
O produto cada vez mais versátil e com exemplares brasileiros premiados pelo mundo é a base do doce vegano - ou seja, livre de ingredientes de origem animal, como leite e ovos. Docinho perfeito para comemorar o Dia do Veganismo, celebrado nesta quarta (1º).
A data foi criada em 1994 por Louise Walls, presidente da Vegan Society, na celebração do 50º aniversário da fundação da Sociedade Vegana do Reino Unido. Atualmente, o movimento persiste não só como marco, mas também como alerta à sociedade sobre o consumo desenfreado de produtos de origem animal.
Na receita super-requisitada, o bolo ganha um toque de limão e mais delícias vegetais.
Comentei com a minha subchefe, Sofia Lerner, que eu tinha experimentado um bolo de azeite espetacular. Dias depois, ela veio com a própria releitura da receita, incorporando limão siciliano, aridan, um fruto de origem africana, e o praliné de pistache, conta Giovanna.
O resultado? Um bolo molhadinho e cheio de sabor, que virou um hit na casa.
Aos entusiastas dos novos experimentos na cozinha, Giovanna e Sofia deixam a receita e o passo a passo abaixo.
Bolo de azeite com limão siciliano
Rendimento: 15 porções
Massa
- 20g de raspas de limão siciliano
- 300 g de açúcar
- 177g de azeite de oliva
- 45ml de óleo vegetal
- 90ml de suco de maçã
- 237g de leite vegano
- 45ml de suco de limão siciliano
- 342g de farinha de trigo
- 11g de fermento químico
- 3g de bicarbonato de sódio
- 3g de sal
Calda de aridan
- 200g de açúcar
- 200g de água
- 2g de fava de aridan ralada
Praliné de pistache
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receber- 500g de pistache picado
- 500g de açúcar
Modo de preparo
Massa
Aqueça o forno a 160ºC. Passe alumínio na forma e unte com óleo. Mexa açúcar e raspas de limão até que o açúcar esteja bem aromatizado. Misture todos os líquidos e adicione ao açúcar. Peneire todos os secos na mistura e mexa até incorporar. Coloque em forma e assar 30 a 35 minutos. Deixe esfriar para tirar do alumínio e cortar em quadrados de 5x5cm. Aplique a calda com aridan morna e, depois, resfrie na geladeira.
Calda de aridan
Ferva em fogo baixo durante alguns minutos, até ficar com consistência de calda. Deixe esfriar um pouco e regue o bolo com a mistura.
Praliné de pistache
Faça o caramelo e adicione pistaches. Deixe esfriar em uma bancada de mármore ou em tapetinho de silicone. Bata a metade para fazer uma pasta lisa, passe por cima do bolo e cubra com a outra metade do praliné cortado em pedaços pequenos.
Deixe seu comentário