Quer viver uma aposentadoria mais tranquila? Fuja para os nórdicos!
De Nossa
07/11/2023 04h00
Os melhores lugares para se aposentar estão concentrados em Europa e Oceania, segundo o ranking anual do banco de investimento francês Natixis. E o segredo do sucesso está bem ao norte, já que três dos melhores países estão entre os nórdicos.
Segundo o Natixis Global Retirement Index 2023, os lugares para aposentaria mais tranquila financeiramente são:
Relacionadas
- Noruega,
- Suíça,
- Islândia,
- Irlanda,
- Luxemburgo,
- Países Baixos,
- Austrália,
- Nova Zelândia,
- Alemanha
- Dinamarca
De acordo com a lista, os critérios para esse elenco são inflação e taxas de juros sob controle, além de baixos índices de desemprego. Com o arrefecimento da pandemia, o banco também aponta para tempos mais otimistas para quem já trabalhou muito na vida, com a apresentação de melhores índices econômicos nestes países em uma década.
Noruega, Suíça, Islândia e Irlanda mantiveram suas posições em relação ao índice anterior, em 2022, enquanto Luxemburgo subiu duas posições e Alemanha entrou no top 10. Tanto Austrália, quanto Nova Zelândia caíram duas posições e a República Tcheca deixou o ranking este ano.
Segundo o banco, além do papel de inflação e juros, outros três pontos de risco ditam o que se entende por uma aposentadoria segura: a dívida pública, que após a pandemia tem tomado o centro do debate com mudanças nas aposentadorias, a exemplo da França; o verdadeiro "tsunami grisalho" que se anuncia pelo mundo, com uma população idosa cada vez maior e carente de políticas e ações específicas; e as expectativas de quem acabou de se aposentar e aqueles que já pensam no futuro.
Você já planejou sua velhice hoje?
Como funciona o índice
O Global Retirement Index (GRI) é desenvolvido pelo Natixis Investment Managers e CoreData Research para analisar a aposentadoria segura e fornecer ferramentas de comparação para melhores práticas nas políticas públicas.
O GRI inclui membros do Fundo Internacional Monetário, membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico e países BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China).