Site aponta melhores destinos de viagem para 2024; um deles é no Brasil
Manaus, capital do estado do Amazonas, é um dos melhores destinos em todo o mundo para 2024, segundo experts em viagem do guia Lonely Planet. A tradicional publicação —que completa 50 anos no mercado este ano— revelou suas apostas no último mês em seu relatório anual "Best in Travel".
Maior cidade da região amazônica, a metrópole brasileira foi descrita como "uma colisão poética de um espetáculo cheio de gás com aventuras de ecoturismo" no encontro do Rio Negro com o Solimões, cujas águas nunca se misturam totalmente —embora este particular "show" da natureza esteja sob risco com as secas que atingem a região, resultado do aquecimento global.
O guia apontou ainda quatro atividades imperdíveis para quem chega a Manaus:
- Reviver a "era de ouro da borracha" por meio de seu símbolo, o Teatro Amazonas, casa de ópera que foi "estrela arquitetural da Belle Époque";
- Saborear ingredientes locais no restaurante Banzeiro, um destino gastronômico amazônico do chef Felipe Schaedler;
- Visitar a Praia da Lua, estreita faixa de areia às margens de rio e uma das maiores belezas da cidade;
- Assistir ao maravilhoso 'Encontro das Águas' entre o Rio Negro e o Solimões.
Conheça outras das melhores cidades do mundo para desbravar no próximo ano, segundo o Lonely Planet:
Nairóbi, no Quênia
Por que é imperdível? Cena cultural vibrante, variedade de restaurantes e um vasto parque nacional para conhecer a fauna local.
Paris, na França
Por que é imperdível? A cidade oferecerá novas atrações para divertir turistas que estarão por lá para as Olimpíadas. Algumas competições dos Jogos também acontecerão nos principais cartões postais da capital francesa.
Montreal, no Canadá
Por que é imperdível? Novos restaurantes, museus e melhorias no transporte facilitarão a vida dos visitantes interessados no movimentado calendário cultural.
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receberMostar, na Bósnia e Herzegovina
Por que é imperdível? Em 2024, festivais de artes e músicas celebrarão o aniversário de 20 anos da reconstrução da ponte Stari Most, no coração da cidade medieval amada por mochileiros.
Filadélfia, nos EUA
Por que é imperdível? Uma das cidades que fundaram os EUA, ela oferece variedade de museus, passeios históricos e opções gastronômicas.
Jacarta, na Indonésia
Por que é imperdível? Cosmopolita, a futura ex-capital foi considerada dinâmica e interessante para viajantes como "base" antes de explorar pontos mais remotos do país.
Praga, na República Tcheca
Por que é imperdível? Desde a pandemia, a cidade gótica de impressionante arquitetura decidiu investir no "slow tourism" —com atividades e atrações em 2024 que evitarão multidões nos centros e espalharão os turistas pelo perímetro.
Izmir, na Turquia
Por que é imperdível? Com um bairro inteiro dedicado a bazares, essa é a cidade para curtir ao ar livre —da arquitetura aos festivais de música e dança, degustações de vinho e acesso fácil a praias e ruínas.
Kansas City, nos EUA
Por que é imperdível? Novo aeroporto e estádio esportivo para times femininos, gastronomia vibrante, além do recém-iniciado namoro de Taylor Swift com o jogador Travis Kelce, do time de futebol americano Kansas City Chiefs, colocaram a cidade no mapa.
O guia Lonely Planet elencou ainda outros cantos do mundo que mais merecerão uma visita nos próximos meses, em diferentes categorias. São eles:
Melhores regiões para conhecer em 2024
Montana, nos EUA
Por que é imperdível? Belas paisagens montanhosas, contato com a cultura indígena local e também com o espírito country —seja em estética, seja na gastronomia— tornam o estado americano um destino atraente.
Donegal, na Irlanda
Por que é imperdível? Maior área costeira do país com mais de 100 praias, oferece privacidade, belas paisagens e trilhas, além do contato com a herança cultural ancestral dos irlandeses.
Rota de Ciclismo Trans Dinarica, Balcãs Ocidentais
Por que é imperdível? A trilha será lançada em 2024 e conectará Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Albânia, Macedônia do Norte, Kosovo e Sérvia. O pedal tem média dificuldade e paisagens de tirar o fôlego por lagos, vilas, mares e montanhas.
Kangaroo Island, no sul da Austrália
Por que é imperdível? Para ver de perto cangurus e paisagens naturais que parecem extraterrestres. Algumas das melhores praias do país também estão por lá.
Toscana, na Itália
Por que é imperdível? Para viver a "doce vida" experimentando a culinária do interior da Itália, além de explorar vilarejos de origem etrusca, onde arqueólogos estão descobrindo os primeiros rituais de autocuidado usados até hoje.
País Basco, na Espanha
Por que é imperdível? Gastronomia "incomparável", contato com a singular língua basca e festas animadas, além de iniciativas de turismo sustentável e positivo.
Sul da Tailândia
Por que é imperdível? Belas praias desertas, mesquitas e templos tranquilos de rica arquitetura, parques nacionais em meio à floresta e a chance de experimentar pratos halal e de origem tailandesa, malaia e indo-persa.
Costa Suaíli, na Tanzânia
Por que é imperdível? Por suas ruínas cobertas de musgo que disputam espaço com hotéis modernos e contam a histórica das primeiras rotas comerciais que levavam visitantes da Arábia, Índia e China à Tanzânia.
Saalfelden Leogang, na Áustria
Por que é imperdível? A região de resort montanhoso, que atrai ciclistas a suas trilhas, lançará um teleférico sustentável, um novo e estiloso spa e nova programação de atividades alpinas em 2024.
Extremo norte da Escócia
Por que é imperdível? Ainda relativamente pouco explorada (em comparação com a capital Edimburgo), a região das Terras Altas oferece costa e montanhas com belas paisagens naturais e forte identidade cultural.
Melhores países para onde viajar em 2024
Mongólia, na Ásia
Por que é imperdível? Com grandes espaços abertos e belezas naturais, é ideal para turistas que procuram aventura e cultura. Uma nova campanha de turismo também facilita o acesso a vistos até 2025.
Índia, na Ásia
Por que é imperdível? Novas rotas de voo vindas da Europa e Américas, além de reformulações na malha de trens, facilitarão o acesso de turistas aos grandes centros, paisagens naturais e templos vibrantes. Mas há outras opções de passeio, como o MV Ganga Vilas, maior cruzeiro de rios do mundo.
Santa Lúcia, no Caribe
Por que é imperdível? Belas praias tornam esta ilha o melhor destino para lua de mel do mundo, segundo o guia. Atualmente, seu governo investe em atividades e atrações que também exaltam suas raízes culturais.
México, na América do Norte
Por que é imperdível? O país já oferece opções para quem procura aventura, gastronomia, história, cultura, arte e belas praias, mas agora conta com um trem que leva visitantes a praias e ruínas maias.
Marrocos, na África
Por que é imperdível? Pela chance de andar pelo Deserto do Saara de camelo, fazer compras nos famosos mercados árabes, aproveitar o circuito de surfe em ascensão ou o festival de música Mawazine.
Chile, na América do Sul
Por que é imperdível? Salares, florestas tropicais, vulcões, geleiras e fiordes: o Chile oferece impressionantes paisagens, da Ilha de Páscoa à Patagônia, agora voltados à iniciativas de turismo sustentável, além de reconhecidos vinhedos.
Benim, na África
Por que é imperdível? Benim abrigava antes o reino ancestral de Dahomey, onde surgiu o vodu como religião, e é possível ver sua herança cultural. Há ali também belas praias e parques nacionais.
Uzbequistão, na Ásia
Por que é imperdível? Com rica história, o país hoje conta com linhas de trem de alta velocidade que levam a cidades vibrantes como Samarkand, Bukhara e Khiva, antes parte da Rota da Seda. Nas montanhas Nuratau, iniciativas de turismo apresentam a vida em vilarejos de pastores.
Paquistão, na Ásia
Por que é imperdível? Bazares ao ar livre, mesquitas do Império Mongol, vales alpinos e trilhas que levam até o Himalaia colocam o país no mapa de quem gosta de aventura.
Croácia, na Europa
Por que é imperdível? Com uma costa cristalina e cheia de ilhas, montanhas "dramáticas" e cidades muradas medievais, o país (em alta desde que serviu de cenário para 'Game of Thrones') ficou mais acessível a turistas após ter entrado na zona do euro.
O Lonely Planet também indicou paradas, trilhas e modos de viajar para quem quer realizar jornadas sustentáveis ou, ainda, economizar nas férias. Confira:
Destinos sustentáveis
- Equador, na América do Sul
- Espanha, na Europa
- Patagônia, na Argentina e no Chile
- Groenlândia, na Europa
- Trilhas do País de Gales, na Europa
- Caminho Português de Santiago de Compostela, em Portugal
- Palau, região de Austrália & Pacífico
- Hokkaido, no Japão
- Trilhas dos Países Bálticos, na Europa
- África do Sul, na África
Destinos com o melhor custo-benefício
- Polônia, na Europa
- Meio-Oeste, nos EUA
- Nicarágua, na América Central
- Danube Limes, na Bulgária
- Normandia, na França
- Egito, na África
- Icária, na Grécia
- Argélia, na África
- Otago Central e Ilhas do Sul, na Nova Zelândia
- Trens noturnos, na Europa
*
Acarajé ou akará? Só tem feijoada no Brasil? E quem são os "brasileiros-africanos" do Benin? Pela primeira vez na África, o chef João Diamante mergulha entre passado, presente e futuro da história e do sabor brasileiro. Assista agora "Origens - Um chef brasileiro no Benin":
Deixe seu comentário