Tem limite pra bagagem? O que é proibido? Como montar sua mala pra cruzeiro
De Nossa, em São Paulo*
10/11/2023 04h00
Preparar as malas é um momento crucial de qualquer viagem. Porém, se a viagem é por mar os questionamentos vêm à tona: quais roupas levar em uma jornada de transatlântico? Para solucionar a questão, Nossa consultou companhias de cruzeiros e especialistas em organização que deram sugestões que devem ajudar - e muito - os viajantes a compor sua bagagem antes de seu próximo passeio de navio.
Veja as dicas abaixo:
1. Cruzeiros não impõem limites de bagagem...
Mas, antes de embarcar em um transatlântico, o turista deve arrumar sua mala de maneira inteligente: as cabines a bordo são geralmente apertadas e, durante a viagem, o hóspede irá passar por situações que exigem diferentes tipos de vestimenta. São jantares, idas à piscina e passeios em terra que merecem, cada um, trajes específicos e confortáveis.
Relacionadas
2. Roupas amassadas?
Nada de levar ferro de passar, ele será confiscado! A dica é pendurar os itens amassados em cabides e deixá-los no banheiro enquanto você toma banho. O vapor fará com que a roupa desamasse.
3. Piscina aí vamos nós!
Antes de sair de casa, prepare uma mala de mão com uma troca de roupa completa para a piscina, assim você já pode aproveitar o navio desde o embarque. Tal medida evita ter de desarrumar a mala principal em busca de biquínis, shorts, camisas regatas e afins.
4. A caráter
Muitos cruzeiros oferecem festas temáticas e jantares de gala que exigem vestimenta específica. O navio Oceania Marina, por exemplo, pede que os homens usem calça social e sapato nos jantares a bordo. Já os navios da Costa Cruzeiros deixam que o passageiro escolha o traje que irá usar nos jantares de gala (mas recomenda que todos eles usem roupa social). Durante o dia, porém, as vestimentas no navio são informais. Conhecer a programação do cruzeiro antes da viagem permite montar a mala de acordo com a agenda.
5. Malas prontas
Para um cruzeiro de aproximadamente sete dias, é recomendado levar:
Mala feminina: 3 sutiãs, 10 calcinhas, 2 camisolas, 2 shorts ou bermuda jeans, 1 short ou bermuda branca ou cáqui, 3 regatas de cores variadas, 3 camisetas leves de cores variadas, 2 casaquinhos leves para o fim do dia se necessário (um branco e outro colorido), 2 rasteirinhas (uma dourada ou prateada e outra colorida), 1 sapatilha, 1 bolsa média que possa ser usada transpassada, principalmente para ser usada em terra, 1 vestido longo (se houver jantar de gala), 1 calça de alfaiataria branca, 2 tops para noite, 2 vestidos curtos, 1 saia curta, 1 sandália de salto que possa ser usada com todos os looks da noite, 1 cluth de noite e chinelos
Mala masculina: 10 cuecas, 2 pijamas ou roupa confortável para dormir, 3 bermudas, 1 calça de sarja neutra, 6 camisetas variadas, 2 camisetas polo, 1 suéter para o fim do dia se necessário, 1 par de sapatos (se necessário em eventos de gala), 1 para de tênis, 6 pares de meia esporte, 1 terno ou smoking (para eventos de gala), 1 camisa social, 1 gravata, 1 calça preta de alfaiataria, 5 camisas esporte, 1 blazer e 4 pares de meia social
6. Nécessaire
Para um cruzeiro de aproximadamente sete dias, é recomendado levar:
Nécessaire feminina: protetor solar para o corpo, protetor solar para o rosto, protetor labial, maquiagens, hidratante facial, hidratante corporal e secador de cabelo (se seu secador não for bivolt, peça para um funcionário do navio um adaptador de voltagem). Não deixe de colocar medicamentos de uso frequente em sua mala, como comprimidos contra enjoo, analgésico, sal de frutas (come-se demais em navios) e remédios controlados
Nécessaire masculina: protetor solar, hidratante, aparelho de barbear, creme de barbear, além de itens básicos de higiene
7. Para a piscina
Em um cruzeiro de sete dias, é recomendado que os homens levem: 4 sungas, 3 bermudas de praia, 4 camisetas de algodão brancas, óculos de sol e bonés. Já as mulheres podem levar 3 conjuntos de biquíni, 1 maiô inteiro, 2 cangas, 1 vestido tipo camisa, 2 vestidos de algodão, 1 chapéu, 1 par de chinelos, 1 bolsa de praia, óculos de sol. Caso queira fazer exercícios a bordo, acessórios para usar na academia do navio, como tênis e calça de ginástica, não podem ser deixados de lado.
8. Sem gastos desnecessários
É recomendável que os passageiros levem um número de roupas que dure por todo o cruzeiro. A maioria dos navios oferecem lavanderia, mas o preço do serviço costuma ser caro. Evite esse gasto extra
9. Terra firme
Todas as companhias de cruzeiros oferecem excursões em terra em seus portos de parada: portanto, não deixe de levar tênis e mochilas confortáveis para esses passeios, além de óculos escuros, bonés e chapéus que protejam do sol
10. Gastos
Para preparar sua carteira de maneira adequada, informe-se com antecedência sobre como funciona o sistema de pagamentos dentro do seu cruzeiro: em algumas viagens o hóspede recebe, ao embarcar, um cartão magnético que será utilizado para compras a bordo. Além disso, no momento do embarque, o hóspede define como serão quitadas as despesas efetuadas com esse cartão, podendo optar por dólares americanos, traveller checks, reais em espécie ou cartões de crédito com validade internacional.
11. Nada de alimentos
O passageiro não pode embarcar com comidas e bebidas em um cruzeiro. Portanto, antes da viagem, não tente colocá-los em sua mala, pois há risco de ter os produtos confiscados.
Fonte: Ana Ziccardi, personal organizer, com matéria publicada em 15/01/2013
*
Acarajé ou akará? Só tem feijoada no Brasil? E quem são os "brasileiros-africanos" do Benin? Pela primeira vez na África, o chef João Diamante mergulha entre passado, presente e futuro da história e do sabor brasileiro. Assista ao primeiro episódio de "Origens - Um chef brasileiro no Benin":