Natal em Nova York: lugares imperdíveis (e mágicos!) para entrar no clima
Não tem quem discorde: Nova York é realmente mais bonita quando se veste para o Natal.
Celebrar esta época do ano em Nova York está mesmo na lista de desejos viajantes de muita gente — até porque, não bastasse a cidade genialmente decorada e iluminada para as festas, é também neste período que a agenda de atividades e eventos especiais fica mais fértil do que nunca por ali.
Dos tradicionais rinques de patinação no gelo a festivais de luzes, mercados temporários e espetáculos especiais que a transformam mais do que nunca em "cenário de filme", Nova York no Natal é mesmo um grande presente ao viajante.
A cidade espera receber 7 milhões de visitantes para as festas de fim de ano, que tiveram a largada oficial com a tradicional Parada Anual do Dia de Ação de Graças da Macy's, neste ano em sua 97ª edição.
Uma das atividades mais esperada há mais de 80 anos em Nova York é posar junto à gigantesca árvore de Natal do Rockefeller Center, cenário de performances musicais perfeito para selfies e fotos em família.
É ali bem ao lado que fica a mais famosa pista de patinação do mundo, The Rink at Rockefeller, palco de tantos filmes e séries — e com aluguel diário de equipamentos para quem quiser fazer a vida imitar a arte e deslizar um pouquinho por ali. Esse ano, em colaboração com a Coach, oferece ainda uma loja exclusiva de presentes de Natal no local e um carrinho com guloseimas especiais.
Outras pistas de patinação famosas que funcionam nessa época na cidade são a The Rink, no Bryant Park (a maior, com entrada gratuita e delicioso mercado natalino); a Wollman Rink, no Central Park (para patinar com o skyline de Manhattan ao fundo); e a Sky Skate, em Hudson Yards (a mais nova e alta pista de patinação da cidade, instalada na parte interna do skydeck do observatório Edge, com vistas surreais para Nova York).
É também só nessa época do ano que a cidade recebe seus mercados natalinos — a cada ano maiores e mais numerosos, acontecendo em diversos pontos turísticos da cidade. Valem destaque o Columbus Circle Christmas Market, a Grand Central Terminal Holiday Fair, o Union Square Holiday Market e o Winter Village, no Bryant Park, com mais de 100 barraquinhas vendendo presentes, comida e bebidas.
Inconfundíveis luzes de Natal
As imperdíveis iluminações especiais de Nova York para o Natal vão muito além dos pontos turísticos mais tradicionais.
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receberVale apostar no Brooklyn, onde acontece a a iluminação de uma menorá gigante na Grand Army Plaza durante as oito noites da celebração judaica do Hanukkah (com direito a música ao vivo, comidinhas e presentes para as crianças).
No Brooklyn Botanical Garden o festival Lightscape retorna esse ano ainda maior: 1,6 km de trilha ao ar livre recheada de obras de arte iluminadas por mais de um milhão de luzes coloridas — com playlist animada e várias opções de comidinhas disponíveis.
Também no Brooklyn, em Dyker Heights há uma divertida competição anual para eleger a decoração de Natal mais bonita das casas do bairro.
No Queens, o tradicional New York City Lantern Festival tem efeitos de luzes exclusivos com lanternas feitas à mão espalhados por 2,4 hectares de terras agrícolas históricas por ali.
Até o zoológico do Bronx se veste para o Natal: suas Holiday Lights reúnem 390 lanternas especiais representando quase 100 espécies de animais e plantas em shows de luzes cheios de música e experiências interativas. Além, é claro, do já tradicional Holiday Train Show, com trens que transitam entre mais de 190 réplicas de símbolos de Nova York.
Mas um dos maiores destaques da cidade neste quesito é a Shine Bright Only, em Hudson Yards, balões de ar quente de quase cinco metros de altura iluminados e impressionantes 185 quilômetros (sim, quilômetros!) de cordinhas com mais de 2 milhões de luzes espalhadas pelo local, criando muita magia e ilusão de ótica.
Muito além da Broadway
Para fãs de show, concertos e performances, não existe época mais fértil para aproveitar a Big Apple. Até janeiro, diversas superproduções teatrais se espalham pela cidade, do tradicionalíssimo "The Christmas Spectacular", das Rockettes, no Radio City Music Hall, ao imperdível "O Quebra-Nozes de Tchaikovsky", em performance do New York City Ballet.
Muitas luzes e danças marcam as duas horas do vigésimo ano do "The Christmas Show", no St. George's Theatre, em Staten Island.
A versão natalina de "A Flauta Mágica"toma conta da The MET Opera em uma adaptação resumida do mágico conto de fadas musicado por Mozart. E as igrejas St. Ann & the Holy Trinity Church e Church of Heavenly Rest promovem poéticos concertos natalinos à luz de velas (veja programação completa aqui).
Alguns museus novaiorquinos também criam atividades e decorações especiais para o final do ano, como o belo Presépio do Metropolitan Museum, com mais de 140 figuras napolitanas do século 18. O Museu de História Natural monta uma árvore de Natal com quatro metros de altura com mais de mil origamis feitos à mão — neste ano com o tema elefantes.
Há ainda micro cruzeiros natalinos pelos arredores de Manhattan especialmente criados para o período de festas, com direito a brunches temáticos e shows natalinos com vista para o horizonte de Manhattan e para a Estátua da Liberdade, operados por empresas como Classic Harbour Line e City Cruises.
Mas o espetáculo mais aguardado das festas novaiorquinas neste ano é a primeira produção natalina do Cirque du Soleil. A trupe apresenta seu "Twas the Night Before..." no Madison Square Garden, com personagens e acrobacias cativantes que têm tudo para se tornar um novo clássico na cidade que sempre se reinventa.
Deixe seu comentário