Palmeira, perfume e 'calma surreal': como é o melhor aeroporto do mundo?
O Aeroporto Internacional de Mascate, em Omã, foi avaliado como o melhor do mundo em 2023, segundo o ranking global elaborado pela AirHelp e divulgado por Nossa.
Com nota geral 8,54, o aeroporto liderou nos quesitos serviços (nota 8,72) e lojas e restaurantes (nota 8,90). O Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife, ficou em segundo lugar com a nota 8,49.
O ranking listou 194 aeroportos ao redor do mundo com base na avaliação de cerca de 16 mil usuários em 58 países, entre janeiro e outubro deste ano. Foram levados em consideração: pontualidade dos voos, qualidade dos serviços oferecidos e das lojas e restaurantes.
Mas o que tem no melhor aeroporto do mundo?
É conhecido pela sua arquitetura chamativa. O Aeroporto Internacional de Mascate, em Omã, também é constantemente lembrado pela organização e disposição de lojas e serviços, descreve o site The Culture Trip.
Tem área de 580 mil m², equivalente a 81 campos de futebol. São três partes com três andares cada, interligadas por uma área central de cinco andares, onde está o hotel Aerotel Muscat, uma possibilidade de hospedagem sem sair do aeroporto.
São três entradas principais para cada um dos pisos. Além de embarque e desembarque, o aeroporto também tem salas VIP. Há áreas destinadas a descanso e entretenimento com wi-fi gratuito.
Todas as escadas rolantes têm luzes de LED em cor azul, e palmeiras ao seu redor.
Chama a atenção o perfume no ar do aeroporto: "Tão importante quanto a aparência é o seu cheiro —o perfume característico do país é o perfumado olíbano, colhido no deserto de Dhofar, que envolve o aeroporto", escreveu no The Sidney Morning Herald a jornalista de viagens Belinda Jackson.
Tem exposições do Museu Nacional de Omã que contam a história do sultanato do Oriente Médio, além de ter murais temáticos do país e "muitos sofás confortáveis".
Frequentadores falam em rápida triagem, com a equipe do aeroporto posicionada em todo aeroporto para responder perguntas e orientar os passageiros. "O aeroporto é tão calmo que é quase surreal", descreveu a jornalista. Você pode fazer um tour virtual e conhecer o aeroporto antes de voar para lá clicando aqui.
Alimentação
São duas praças de alimentação. Uma está localizada na área pública de desembarque e a outra fica na área de embarque. As duas possuem uma cafeteria Costa Coffee e três restaurantes. Também há opções acessíveis como KFC e McDonald's. A praça de alimentação da área de embarque, localizada no caminho para os portões 16-23, tem mais restaurantes.
Operações
A nova estrutura do aeroporto foi inaugurada há cinco anos, em novembro de 2018, com uma capacidade inicial de 20 milhões de passageiros por ano e potencial de expansão para 56 milhões. As duas principais companhias aéreas são a Oman Air, com mais de 124 voos semanais, e a Salam Air, com mais de 54 voos semanais. Ao todo, 23 empresas voam no aeroporto.
Seus voos têm como principal destino o Oriente Médio, mas cidades como Jacarta, Londres, Milão, Frankfurt, Paris e Moscou também são destinos. Não há voos diretos saindo do Brasil.