'Eu vou tomar um tacacá': caldo é comida que mais bombou no Google de 2023
Caldo de tucupi, jambu e camarão seco conquistam Belém do Pará há tempos e a combinação que dá origem ao famoso tacacá virou até meme recentemente com o resgate da música de Joelma.
O sucesso todo de um dos pratos mais amados do Norte do País, no entanto, não para por aí. Segundo a lista das principais tendências de busca do Google em 2023, na categoria "Comidas", ele reina em primeiríssimo lugar.
Quer provar em casa? A gente entrega a receita em duas versões: a mais tradicional e a versão "chique", apresentada por Eliana Ferreira do Mercado-Ver-o-Peso direto para o programa "Brasil Cozinha Comigo" de Zeca Camargo, veiculado no UOL durante a pandemia.
O ranking ainda mostra outros grandes hits do ano. Veja as outras nove comidinhas que tiveram o maior interesse dos usuários do Google no ano.
2. Bolo Alagado
Sucesso nas redes, o bolo alagado é uma tradição de vários países da América Latina, mas foi a versão venezuelana que mais circulou pelas buscas.
O tradicional "três leches" é até sustento para imigrantes que vieram para o Brasil, como contamos aqui em Nossa.
3. Salpicão de Frango
Perfeito para os dias mais quentes e tradição de Natal, o salpicão de frango faz sucesso todos os anos e tem receita super simples de seguir, como você pode acompanhar abaixo:
4. Temaki Frito
Temaki já é sucesso entre o público brasileiro e não é de hoje, mas a gente sempre gosta de incrementar com mais alguma coisa.
A versão frita nada mais é que uma mistura do conezinho de alga, arroz e recheios diversos com a famosa crostinha empanada de outro sucesso dos rodízios japoneses: o hot roll.
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receber5. Roast Beef
Nascido "roast beef" em terras britânicas, o nosso bom e velho rosbife já é tradicional entre os que adoram uma boa carne. Se engana, porém, quem pensa que esse prato descomplicado não tem seus segredinhos para ficar perfeito.
Se na Europa sua versão mais conhecida é à base de filé mignon, aqui no Brasil o corte mais utilizado é mesmo o lagarto, ou qualquer carne com pouca ou nenhuma gordura.
No programa "Gastronobásico" você aprende a fazer a receita perfeita:
6. Zaatar
A mistura de tomilho, orégano, manjerona, gergelim torrado, coentro, sumagre e sal é um dos temperos mais famosos da culinária do Oriente Médio e já seria um sucesso bem antes do Google pensar em existir... lá na Idade Média.
No queijo, no pão, na esfirra e em muitas outras receitas, reza a lenda faz bem para o cébro, intestino e serviria até como antisséptico.
7. Arroz de cuxá
Receita amada pelo Maranhão (e por uma de suas mais queridas representantes, a influencer Thaynara OG), o arroz de cuxá tem influências africana, portuguesa e francesa e seu sabor especial se deve à vinagreira — erva também conhecida como azedinha ou caruru-azedo.
Nas festas, costuma acompanhar peixe frito e tortas de camarão e caranguejo.
Quer tentar em casa? Veja a receita abaixo:
Ingredientes
- 2 maços de vinagreira picada (sem talos)
- 1 xícara de água
- Azeite de oliva a gosto
- 1 tomate picado
- 1 cebola picada
- 1 pimentão picado
- 100 g de camarão limpo
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de azeite de dendê
- 4 xícaras de arroz
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Refogue com azeite a vinagreira, a cebola, o pimentão e o tomate em uma panela por 20 minutos.
Em outras panelas, faça o arroz como de costume e frite os camarões com a manteiga e o azeite de dendê, escorrendo-os em papel toalha.
Junte todos os ingredientes em outro recipiente, adicionando sal e pimenta a gosto. Sirva quente.
8. Ovo de Páscoa de Pistache
Pistache é um dos ingredientes mais disputados dos últimos tempos e, claro, entra em várias datas importantes para a comilança nacional. Na Páscoa de 2023 não foi diferente - como também deve ser na de 2024.
Tem vontade de fazer sua versão em casa? Veja como fazer um ovo de chocolate branco com recheio de ganache de pistache.
9. Pimenta de Bode
Adjuma, adjoema, aji umba, ojemma ou… pimenta de bode é uma variedade da Capsicum chinense, bem comum no Brasil nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.
As pimentas, vermelhas ou amarelas, têm forma de pequenos sinos, não é tão ardida, mas seu aroma é bastante característico e presente.
Infelizmente, este ano ela ganhou as buscas não tanto por seu uso na cozinha, mas por ter sido a causadora de uma reação forte em uma jovem que inalou uma conserva da pimenta.
10. Bolo de Coco Fofinho
Não basta ser bolo, precisa ser fofinho. E qual receita seria melhor que a de Helena Rizzo, chef do Maní e apresentadora do MasterChef Brasil? Veja a receita completa do sucesso da Padoca do Maní:
Ingredientes
Massa:
- 6 ovos
- 300 grama(s) de açúcar
- 400 grama(s) de farinha de trigo
- 200 mililitro (ml) de suco de laranja espremida na hora
- 18 grama(s) de fermento em pó
Calda:
- 1 litro(s) de leite
- 500 grama(s) de leite de coco
- 500 grama(s) de leite condensado
Modo de preparo
Massa:
Quebre os ovos dentro da vasilha da batedeira e bata-os em velocidade média até ficarem encorpados e esbranquiçados. Quando tiverem duplicado de tamanho, adicione aos poucos o açúcar.
Em uma vasilha, misture o fermento e a farinha e reserve. Retire a massa da batedeira e, com uma espátula, adicione aos poucos a mistura de farinha e fermento, intercalando com o suco de laranja.
Mexa até ver toda a farinha dissolvida e só então adicione mais farinha e suco. Unte uma forma retangular (20 cmx30 cm) com manteiga sem sal, polvilhe com farinha e despeje a massa cuidadosamente. Asse em forno preaquecido a 170 graus por 30 minutos.
Calda:
Em uma vasilha limpa, misture bem todos os ingredientes da calda até o leite condensado dissolver bem. Logo que retirar o bolo do forno, faça furos na massa usando um garfo e despeje a calda por cima. Cubra com o coco ralado e leve à geladeira para resfriar.
Metodologia das Buscas do ano
Como explica o Google, as listas são baseadas nos termos de pesquisa que tiveram o maior aumento de interesse neste ano em comparação com o ano anterior.
Desta forma, não é correto afirmar que os termos da lista foram os mais pesquisados ou os mais buscados do ano, mas sim os que mais cresceram ou que mais despertaram interesse no Google em 2023.
Deixe seu comentário