Peru não é o mais citado: pesquisa traz top 5 da ceia de Natal brasileira
Aposto que na sua família existem tradições gastronômicas de Natal, aquele prato afetivo que não pode faltar. E com a miscigenação brasileira, pode ser algo herdado dos indígenas, portugueses ou italianos, por exemplo. Mas, ao que parece, aqueles pratos clássicos que lhe vêm à cabeça quando ouve ceia de Natal têm tudo para corresponder à realidade.
O levantamento "Ceia de Natal", realizado pelo C.Lab, laboratório de pesquisa da Nestlé Brasil, em parceria com a plataforma Receitas Nestlé, analisou o comportamento alimentar dos brasileiros na ceia natalina e suas preferências.
Quando perguntados sobre quais pratos salgados não podem faltar na ceia de Natal de 2023, os entrevistados escolheram de uma lista estabelecida, e podiam citar mais de um.
O peru, surpreendentemente, não foi o mais citado —ele aparece em quarto na lista, ficando atrás, inclusive, do polêmico arroz incrementado (com uvas passas, por exemplo). A maionese aparece como a favorita. O top 5 da ceia brasileira foi:
salada de maionese, com 57%
salpicão, com 54%
arroz incrementado (com legumes e uva passa, por exemplo), com 53%
peru e chester, ambos com 52%
farofa incrementada (com frutas e bacon, por exemplo), com 51%
Sobre as sobremesas, as mais citadas foram:
panetone e pudim, com 63%
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receberpavê, com 55%
frutas e mousse, com 52%
chocotone, com 50%
bolo, com 43%
Sobre a preparação da ceia, 93% fazem o assado (seja carne, leitão, peru, chester, tender, pernil) em casa; e 91% preparam a sobremesa (pudim, mousse, patê, manjar, entre outros) também em casa.
Pratos locais
De acordo o levantamento, 79% afirmam não ter um prato típico natalino na sua região.
Mas foram identificadas algumas receitas locais presentes na noite de Natal, que tiveram poucas menções, vale mencionar, entre 1 e 5 apenas.
- No Norte: pato no tucupi, pirarucu de casaca, vatapá e mousse de cupuaçu.
- No Nordeste: paçoca de carne de sol e a galinha à cabidela.
- No Centro-Oeste: arroz com pequi.
- No Sudeste, nada além dos tradicionais peru e rabanada.
- Já no Sul, o churrasco foi lembrado.
Os entrevistados também manifestaram que economizar tem sido um fator importante em seu planejamento: 77% costumam pesquisar o local com o melhor preço antes de ir às compras.
Ainda segundo o levantamento, as pessoas vão realizar todos os rituais, mesmo que considerem atividades trabalhosas: 78% afirmam que preparam elas mesmas a ceia de Natal e 66% pretendem fazer e/ou comprar comidas diferentes, levando em conta a importância de pratos diversos, mas que sejam acessíveis.
A pesquisa ouviu 500 pessoas de todas as regiões do país, sendo 52% mulheres e 48% homens; 57% dos entrevistados moram com companheiro ou companheira e 48% com filhos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.