Hit na Turquia: como é viagem de trem que dura 30 h e se esgota em minutos
Colaboração para Nossa
15/12/2023 04h00
A Turquia está se tornando um dos destinos mais procurados para viagens de trem —e não por causa do famoso Expresso Oriente, com parada final no país. A rota Dogu Express —em inglês, Eastern Express —se tornou turística em 2019 e tem bilhetes disputados: as passagens se esgotam em minutos.
Como é a viagem
O trem sai de Ancara, a capital turca, e vai até a cidade de Kars, também na Turquia. A viagem dura 30 horas, percorrendo mais de 1 mil quilômetros. Há várias paradas ao longo do caminho, em que os turistas podem participar de excursões.
A maior parte das passagens é comprada por agências de turismo. Viajantes individuais precisam comprar os bilhetes com pelo menos um mês de antecedência.
As cabines têm dois beliches de solteiro que podem ser transformados em assentos durante o dia. Também há um frigobar e uma pia.
O que o turista verá durante a viagem
Paisagens deslumbrantes estão entre os cenários da viagem. Uma dos cenários mais bonitos são os lugares cobertos por neve ao longo do caminho.
Uma das paradas é Iliç, vila próxima ao Canion Kemaliye —ou Dark Canyon, em inglês. O cânion está entre os cinco maiores do mundo.
O trem também para em Erzurum, cidade conhecida pela culinária. Uma das iguarias da região é um kebab feito com cordeiro. A carne é marinada por 12 horas em cebola, sal e pimenta.
Kars, a parada final, é famosa pela arquitetura única. A beleza é herança do tempo em que a cidade fez parte do império russo.
De Kars, o turista pode ir até Ani, uma cidade medieval que foi capital do reino da Armênia. O local tem ruínas de 1.600 anos abertas à visitação.