Cidade na Espanha dentro de muralha medieval tem 100 moradores; conheça

Parece conto de fadas, mas não é. No sul da Espanha, na região da Andaluzia, há um pequeno povoado que vive dentro de muralhas medievais, aos pés de um castelo.

Castellar Viejo fica a 115 km de Cádiz e a 650 km de Madri. A cidade é também chamada de Castellar de la Frontera, e passear por suas ruas labirínticas de paralelepípedo e casas brancas com flores penduradas é como voltar no tempo e fazer uma viagem à Idade Média.

Por conta da sua localização estratégica, várias civilizações se estabeleceram ali.

Imagem
Imagem: iStock

Os iberos foram os primeiros moradores, seguidos dos romanos, e até os visigodos passaram por lá. Mas foram os muçulmanos os que deixaram o maior legado nessas terras. A sua fortaleza medieval é uma das mais bem conservadas da Espanha.

Durante as guerras entre castelhanos e muçulmanos, Castellar Viejo foi um lugar importante. Ao longo da história, seus moradores viveram principalmente do gado e da agricultura.

Só 100 moradores

No começo dos anos 1970, outra vila foi construída a 8 km quilômetros da muralha, porque a população continuava crescendo e o espaço ficou pequeno. Assim surgiu a vila de Castellar Nuevo e várias pessoas se mudaram da velha para a nova por conta da infraestrutura, que era melhor.

Imagem
Imagem: iStock
Continua após a publicidade

Atualmente, menos de 100 pessoas moram dentro da fortaleza, muitos deles estrangeiros que trocaram as grandes cidades por um lugar calmo para descansar ou abrir um negócio voltado para o turismo.

Localizada a quase 250 metros acima do nível do mar, nos dias mais claros, dali de cima é possível ver a baía de Algeciras, o Peñón de Gibraltar e até mesmo parte da costa do Marrocos.

Imagem
Imagem: iStock

E como se isso fosse pouco, além da sua história e beleza, Castellar Viejo está cercado pelo Parque Natural de los Alcornocales. Esse é o maior parque de sobreiros da Espanha, árvore de onde é extraída a cortiça para fabricar rolhas.

Além de caminhar pelas ruazinhas estreitas, dentro da muralha é possível visitar a Igreja do Divino Salvador, que no passado foi uma mesquita. Outra atração é o mirante dos namorados, onde muitos visitantes não vão embora sem antes tirar uma selfie.

Dormir em um castelo

Imagem
Imagem: iStock
Continua após a publicidade

Lá no alto, o que antes era um castelo do século 13 hoje é um hotel rural com seis quartos. Passar uma noite nesse alojamento de três estrelas, com lindas vistas dos rios Guadarranque e Hozgarganta, custa, em média, 100 euros (R$ 539) para duas pessoas.

A decoração dos quartos relembra a importância do lugar; as paredes são de pedra e tijolo à vista, os quartos são amplos e as cabeceiras de ferro das camas nos transportam a outras épocas.

Além do hotel, Castellar Viejo tem várias casas que viraram alojamento para turistas, quando a maioria dos antigos moradores se mudou para o novo povoado.

Imagem
Imagem: iStock

Quem visita a região, além de passear pelo interior das antigas muralhas também pode fazer caminhadas, avistar aves ou andar de caiaque. Uma experiência que reúne muita natureza e história.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.