Pandoro não tem recheio? Bolo natalino causa polêmica nas redes
Um jovem viralizou no TikTok ao demonstrar surpresa com a compra de um pandoro —bolo tradicional de Natal na Itália, diferente do panetone que muitos já conhecem. Ele esperava recheio, mas não encontrou nada dentro do produto.
Sugestão, tenha uma bisnaga de chocolate liquido e derrame em um circulo perfeito no centro da fatia
? som original - Orivaldo Peres Filho
O que aconteceu
O rapaz, chamado Orivaldo Peres Filho, publicou um vídeo no TikTok para reclamar da situação. Até o momento, a publicação já tem mais de 1,4 milhão de visualizações e cerca de 120 mil curtidas.
Na filmagem, ele diz: "Olhei no mercado esse negócio e pensei: 'Caraca, que negócio recheadão'. Vou testar. Eles sugerem você cortar assim [na horizontal]. Eu pensei que ia ter um pedaço sem chocolate, mas depois de cortar eu li [a embalagem]".
Ela [a embalagem] sugeriu colocar chocolate, porque não tem nada! É sugestão de consumo!
Orivaldo Peres Filho em vídeo no TikTok
Nos comentários do post, os usuários da plataforma se dividiram. Alguns defenderam o produto, já que estava escrito o que continha na embalagem, enquanto outros criticaram o item afirmando que a caixa poderia induzir o consumidor ao erro.
Afinal, o que é pandoro?

É um pão doce com formato de estrela, de massa delicada e macia, cor dourada e sem frutas cristalizadas —diferente do panetone. Pouco conhecido no Brasil, o pandoro é mais leve e amanteigado que o panetone e é servido polvilhado com açúcar de confeiteiro.
Diferentes finalizações. Apesar de a receita original ser servida com o açúcar, outras variações de coberturas, como marshmallow, creme de mascarpone, doce de leite, brigadeiro e chocolate derretido, também podem ser usadas a critério de quem for fazer o doce.
Sua técnica de preparação é complexa e necessita de várias etapas, exigindo cerca de 20 horas —o que inclui fermentações que duram de duas a três horas. Entre os principais ingredientes estão farinha, açúcar, ovos e manteiga. Vale ressaltar que existem receitas mais rápidas, mas que podem afetar a qualidade do produto.
Pandoro significa "pane d'oro" ("pão de ouro", em tradução livre), talvez para homenagear um costume das antigas e ricas famílias do país que enfeitavam seus pães com folhas de ouro.
A origem do bolo não é clara. Uma das teorias é que o pandoro foi provado pela primeira vez na Roma antiga, quando um cozinheiro chamado Vergilius Stephanus Senex preparou um "pão" com farinha, manteiga e óleo. A outra é que a sobremesa foi criada em terras austríacas a partir do "pane di Vienna" ("pão de Viena", em tradução livre), um bolo parecido com os brioches franceses.
Receita patenteada. No entanto, em 1894, em Verona, Domenico Melegatti patenteou a receita em formato de uma estrela com oito pontas, inventada pelo pintor impressionista Angelo Dall'Oca Bianca.
*Com ANSA
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.