Natal pelo mundo: conheça 8 decorações de rua lindas e tradicionais

Grandes ou pequenas, cidades ao redor do mundo se transformam para celebrar o Natal, ganhando belas decorações com luzes e outros enfeites.

Algumas, mais do que outras, embarcam até em competições com outras localidades pela decoração mais bela. Apesar de ser difícil determinar o que faz uma decoração ser melhor que a outra, é inegável que algumas se tornam tradicionais e seguem enraizadas no imaginário de moradores e turistas do mundo todo.

É o caso destas 8 decorações natalinas de rua, que foram consideradas entre as mais belas do mundo pela revista Architectural Digest. Conheça-as:

1. Annabel, em Londres, no Reino Unido

Annabel's, em Londres, Reino Unido
Annabel's, em Londres, Reino Unido Imagem: Divulgação

O Annabel's é um tradicional clube privado em Londres que investe na decoração de Natal, o que o tornou uma espécie de cartão postal não oficial na cidade.

Sua fachada em 2023 tem um enorme balão festivo, desenhado pela diretora criativa do Birley Club, Tatiana Kharchylava, que ocupa três andares e representa a esperança na habilidade da humanidade de superar desafios, segundo a AD.

2. Oxford Street, em Londres, no Reino Unido

Oxford Street, em Londres, no Reino Unido
Oxford Street, em Londres, no Reino Unido Imagem: agrobacter/Getty Images
Continua após a publicidade

A Oxford Street é uma das principais ruas comerciais da capital inglesa, repleta de lojas grandes e tradicionais. Não à toa, anualmente sua decoração de luzes é uma das principais atrações londrinas —e marca o início da temporada de festividades para turistas e moradores.

3. Saks Fifth Avenue, em Nova York, nos EUA

A tradicional loja de departamentos de luxo na Quinta Avenida sempre é uma atração à parte nos grandes feriados americanos — seja pela sua tradicional parada de Thanksgiving (o Dia de Ação de Graças), seja por suas luminosas fachadas de Natal. Ano a ano, a decoração é combinada a uma espécie de show que, em 2023, é resultado de uma parceria com a grife Dior.

Batizada de "Carrossel de Sonhos", a esfera gigante de bronze decorada com símbolos da maison francesa, além do zodíaco, compete pela atenção do público com a mais icônica atração do Natal nova-iorquino: a árvore de Natal do Rockfeller Center, do outro lado da rua.

4. Calle Marques de Larios, em Málaga, na Espanha

Calle Marques de Larios, em Málaga, na Espanha
Calle Marques de Larios, em Málaga, na Espanha Imagem: Daniel Perez Garcia-Santos/Getty Images
Continua após a publicidade

Assim como em Londres, a rua comercial mais famosa de Málaga brilha todos os anos com rebuscadas, iluminadas e belíssimas decorações de Natal.

O caminho que se acende parece mais uma procissão a um antigo castelo. Muitos dos prédios na rua são uma atração à parte e foram concebidos pelo arquiteto espanhol José María de Sancha.

5. Dyker Heights, em Nova York, nos EUA

Dyker Heights, no Brooklyn, Nova York, nos EUA
Dyker Heights, no Brooklyn, Nova York, nos EUA Imagem: Paola Giannoni/Getty Images

O bairro do distrito do Brooklyn, em Nova York, se acende todos os anos graças ao entusiasmo de seus residentes — uma tradição antiga que já dura décadas. Casas recebem decorações criativas, cada uma ao gosto do morador, por todos os quarteirões, atraindo nova-iorquinos de outras áreas para visitas e fotografias. O evento não oficial do calendário natalino da cidade já foi destacado até pelo jornal The New York Times.

6. Kohlmarkt Street, em Viena, na Áustria

Kohlmarkt Street, em Viena, na Áustria
Kohlmarkt Street, em Viena, na Áustria Imagem: mikeinlondon/Getty Images
Continua após a publicidade

Localizada no centro de Viena, a Rua Kohlmarkt sempre recebe uma distinta decoração com luzes —no entanto, ela é bem mais minimalista do que em outras capitais europeias. Mas seu brilho é uma marca registrada do luxo da região de compras da cidade e atrai curiosos que preferem seu encanto ao excesso de estímulo de projetos mais festivos.

7. Luci d'Artista, em Salerno, na Itália

"Luci d'Artista" em Salerno, na Itália
"Luci d'Artista" em Salerno, na Itália Imagem: e55evu/Getty Images

Salerno oferece, todos os anos, um festival na temporada de festas conhecido como Luci d'Artista (ou Luzes do Artista) — o evento rendeu à cidade o título não oficial de capital das luzes de Natal do sul da Itália.

Pelo 18º ano, a celebração inclui não só as fachadas iluminadas por toda a rua principal, como também decorações nos jardins da cidade e nas praças.

Os temas extrapolam o tradicional para a época do ano e há enfeites inspirados em borboletas e até águas-marinhas.

Continua após a publicidade

8. Shibuya Blue Cave, em Tóquio, no Japão

Shibuya Blue Cave, em Tóquio, no Japão
Shibuya Blue Cave, em Tóquio, no Japão Imagem: CHENG FENG CHIANG/Getty Images

Tóquio é, por si só, uma cidade iluminada, mas entre seus pontos mais populares está a Shibuya Blue Cave — uma instalação com mais de 770 mil luzes de LED nas árvores entre Shibuya Koen Dori e o Parque Yoyogi.

Em 2023, o local ainda ganhou um mercado de Natal que vende gostosuras, souvenirs e outros artigos natalinos.

Bônus para nós, brasileiros:

Avenida Paulista, em São Paulo, no Brasil

Avenida Paulista, em São Paulo, Brasil
Avenida Paulista, em São Paulo, Brasil Imagem: AlexandreFagundes/Getty Images
Continua após a publicidade

O Brasil tem muitos bons representantes das decorações de Natal bem iluminadas. Entre elas está a destacada por Nossa: a já tradicional da avenida Paulista, em São Paulo, que todos os anos recebe fachadas decoradas, instalações eletrônicas e até apresentações de corais e outros artistas que encarnam o espírito natalino.

Por ali, ocorre uma verdadeira transformação em um dos principais centros comerciais e empresariais do país.

Deixe seu comentário

Só para assinantes