30 destinos mais legais para viajar em 2024, segundo a National Geographic
Colaboração para Nossa
30/12/2023 04h11
Em busca de um lugar para passar férias em 2024? A revista National Geographic, famosa por desbravar as belezas naturais e pontos inexplorados do globo, divulgou sua lista anual de apostas turísticas para 2024.
Apelidada de "The Cool List" (ou 'A Lista Legal'), ela oferece 30 localidades ou experiências consideradas imperdíveis —seja por trazerem alguma novidade aos viajantes no próximo ano, seja por serem belas, imersivas e inesperadas— pelo time de jornalistas e experts em viagem da edição britânica da publicação.
Nossa apresenta cinco lugares considerados "novos" pela revista, um em cada continente, além de mostrar a lista completa.
Europa
Galloway e a porção sul de Ayrshire, na Escócia
Por quê? Primeira reserva de biosfera da Escócia reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 2012, ela foi recentemente ampliada. O belo litoral, suas regiões de vales e muito verde nas densas florestas, além dos vilarejos, castelos e outras construções históricas — o poeta Robert Burns é nativo dali — valem a visita.
Américas
Deserto do Atacama, no Chile
Por quê? Toda a região do Atacama guarda beleza, das planícies às montanhas. Mas a National Geographic destacou a nova área de reserva reconhecida pelo governo chileno em 2023, o Parque Nacional Desierto Florido. Com mais de 57 mil hectares entre Copiapó e Vallenar, a região tem terreno árido, que na primavera é colorido por flores, um fenômeno raro e de tirar o fôlego.
África
Florestas Secas de Andrefana, em Madagascar
Por quê? Inclusas este ano na área de Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco na Reserva Natural de Tsingy de Bemaraha, estas florestas guardam gigantescos baobás, um céu de rara beleza que colore as majestosas árvores e o Sifaka de Verreaux, um lêmure em risco de extinção.
Ásia
Sikkim, na Índia
Por quê? Esta porção da Índia às margens do Himalaia faz divisa com Tibet, Nepal e Butão. Ela é única graças ao seu terreno montanhoso permeado por trilhas; aos muitos templos e monastérios espalhados; e aos festivais coloridos que acontecem por ali. Também é possível admirar lagos, geleiras e florestas que abrigam pandas vermelhos.
Oceania
Vitória, na Austrália
Por quê? Região de belas praias —como o famoso litoral d'Os Doze Apóstolos (acima), que em 2024 ganhará resort com fontes termais —, Victoria agora conta com o Great Victorian Bathing Trail, um percurso de 900 km de termas ricas em águas minerais que passa por Melbourne. Seis paradas já estão abertas: Alba, que inclui um spa na Península de Mornington, e as Metung Hot Springs, que também oferecem uma noite de acampamento à la safari.
Confira o restante da lista:
- Alpes Albaneses, na Albânia
- Belfast, na Irlanda do Norte
- Emilia-Romagna, na Itália
- Europa inteira, de trem
- Nordland, na Noruega
- Norte de Yorkshire, Inglaterra
- Pompeia, na Itália
- Saimaa, na Finlândia
- Tartu, na Estônia
- Eurocopa, na Alemanha
- Valetta, Malta
- Provar whisky no País de Gales
- Wild Atlantic Way, na Irlanda
- Lima, no Peru
- Estado de Nova York, nos EUA
- Miami, no estado americano da Flórida
- Dominica
- Nova Escócia, no Canadá
- Texas, nos EUA
- Península de Yucatán, no México
- Esteros del Iberá, na Argentina
- Akagera, em Ruanda
- Serra Leoa
- Tainan, em Taiwan
- Xi'an, na China