Quando devo desmontar a árvore de Natal? Veja tradições no Brasil e fora
Ano novo, fim das festas e uma dúvida chega nos lares brasileiros: quando desmontar a árvore de Natal?
Tradição católica
No Brasil, a tradição é desmontar a árvore após o Dia de Reis, em 6 de janeiro, que comemora a visita dos Reis Magos a Jesus Cristo com presentes.
É comum nos EUA a despedida da árvore já no chamado "Boxing Day", dia 26 de dezembro, em que os americanos costumam trocar presentes, fazer doações aos necessitados e as tradicionais compras em promoção.
Já o Vaticano orienta que o encerramento das comemorações natalinas aconteça no dia 13 de janeiro, depois da celebração do batismo de Cristo — último rito do Tempo do Natal no calendário litúrgico — que ocorre anualmente no dia 12.
Qual a data certa para montar a árvore?
Entusiastas do Natal, comerciantes e apressados, em geral, acreditam na teoria de que quanto mais cedo decorar a casa para as festas, melhor. No entanto, dependendo da sua religião ou país em que mora, a data certa para montar a árvore pode variar.
De maneira geral, o Natal é uma festa cristã, embora pessoas com fé distinta tenham encontrado sua própria forma de celebrar o fim de ano. A tradição católica histórica no Brasil indica que a data para inaugurar sua árvore seria o primeiro domingo do Advento.
O que é Advento?
É o tempo de preparação para celebrar o Natal e começa quatro domingos antes desta festa.
Segundo o padre Fábio Fernandes, da Catedral da Sé, em São Paulo, a montagem dos símbolos natalinos abre as quatro semanas dedicadas à reflexão e à espera pelo nascimento do menino Jesus. É um bom momento para ser dedicado à família, diz.
Nesse momento, é indicado também montar o presépio e refletir sobre o sentido do Natal. "Hoje, a árvore tem um papel mais social do que religioso. Mas, ao reunir as crianças para montá-la, os pais podem aproveitar para explicar o significado do Natal."
Em outros países, como Portugal e Itália, costumam privilegiar outra data para montar a árvore: 8 de dezembro, o dia da Imaculada Conceição, que lembra o momento em que a Virgem Maria é concebida sem pecado.
O dogma é venerado também por anglicanos e ortodoxos, embora russos e coptas, os cristãos egípcios, deixem para montar a árvore depois do dia 25, já que o Natal deles é comemorado em 7 de janeiro.
E enquanto no próprio Vaticano a data de inauguração da árvore na Praça de São Pedro tem flutuado no início de dezembro, nos EUA a árvore é montada ainda no fim de novembro. O costume, segundo a revista Southern Living, é partir para a decoração do pinheiro no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças.
Já nas terras da rainha — Reino Unido e Austrália —, a árvore costumava aparecer nas salas das casas entre 22 e 24 de dezembro. De acordo com o historiador Martin Johnes, autor de "Christmas and the British: A Modern History", colocar a decoração com antecedência já foi visto como sinal de má sorte.
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receberA tradição teria sido emprestada dos alemães ainda no século 16, mas se solidificou na era vitoriana pelos países do Commonwealth.
"A árvore como símbolo do Natal nasceu no norte da Europa, quando, no inverno rigoroso da região, só o espruce (ou abeto) resistia verde", conta o padre Hernaldo Pinto Farias, assessor para a liturgia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). "As pessoas passaram a ligar a árvore que não sucumbia ao frio à esperança cristã e passaram a colocá-la dentro das casas, dando início ao costume."
E sabe por que se usa uma estrela no alto do pinheiro? Ela simboliza a luz da estrela que guiou os reis magos em direção ao menino Jesus, diz Farias.
*Texto publicado em 06/01/2023
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.