Simpatia da romã para Dia de Reis: conheça ritual para atrair dinheiro

Um das frutas mais antigas que se tem registro, a romã é um dos símbolos do Dia de Reis no Brasil, celebrado hoje (6).

Qual a ligação entre a romã e o Dia de Reis

Além de ser o dia de desmontar a árvore de Natal, a fruta aparece entre os assuntos em 6 de janeiro.

O motivo? Para os mais supersticiosos, a grande quantidade de sumo e de sementes representa fartura.

E já que a ideia é ter dinheiro no bolso, reza a lenda que uma das garantias de fortuna garantida é guardar três das sementes da romã na carteira e deixá-las por lá durante o ano todo.

A associação entre romã e sorte não é de hoje, nem nasceu por aqui. Em Portugal de outros tempos, o ritual era um pouco mais sofisticado: as primeiras três sementes sugadas na boca iam para a gaveta onde o dinheiro era guardado, as três seguintes iam para a gaveta de pães e outras três eram lançadas ao fogo.

Mais tradições

Quer mais tradição que ser mencionada em um provérbio do Egito Antigo? Pois a romã está em um! "Coma uma romã e visite uma sauna; sua juventude voltará".

A fruta também é um símbolo judaico e está na Torá como uma promessa das belezas e fartura que encontrariam na Terra Prometida e é mencionada no livro "Cântico dos Cânticos" seis vezes. Além disso, sua figura está espalhada pela arte judaica.

Na China e na Turquia, ela é símbolo de fertilidade. Os antigos gregos também saboreavam a fruta para vida eterna e juventude. E por essa influência, a fruta chegou aos cristãos como símbolo de ressurreição.

Continua após a publicidade

*Texto publicado em 06/01/2023

Deixe seu comentário

Só para assinantes