Azeite brasileiro é eleito o 16° melhor do mundo em lista internacional

Com 22 prêmios em 2023, o azeite Blend da Safra 2023, da Orfeu Azeites Especiais, conquistou a 16ª posição do EVOO World Ranking, que classifica os melhores azeites do mundo. A produção é realizada na Fazenda Rainha, na região montanhosa entre sul de Minas Gerais e São Paulo.

Entre os produtores brasileiros, Orfeu obteve a melhor pontuação, que contava com mais 28 classificados brasileiros entre 551 azeites, como o Prosperato Premium Blend, que ficou em 32º lugar, e o Azeite Sabiá Blend de Terroir, que ficou em 40°.

Fazenda Rainha, no sul de Minas Gerais
Fazenda Rainha, no sul de Minas Gerais Imagem: Divulgação

Cultivados e produzidos na Fazenda Rainha, no sul de Minas Gerais, o azeite Blend da Safra recebeu medalhas de ouro nas disputas: TERRAOLIVO, Athena IOOC, Anatolia IOOC, Berlin OOC, Scandinavian IOOC, EIOOC (Europa),The United States IOOC, The Afra-Asian IOOC, China IOOC; com medalha de prata, NYIOOC, EVO IOOC, Japan IOOC, Masters of Olive Oil International Contest, Scandinavian IOOC, Italy, IOOA; e com taça de platina, London IOOC, Canada IOOC, AVPA Oleo, e Milan IOOA.

Com 44 prêmios no ano passado, o número 1 ficou com o espanhol Rincón de La Subbética DOP Priego de Cordoba. No top 10, ficaram oito espanhois, um português e um grego.

O ranking

O EVOO World Ranking é uma classificação sem fins lucrativos, criada para promover azeites extra virgens mais premiados no mundo, que tenham participado de concursos realizados durante o ano em todo o mundo, reconhecidos pelo EVOOWR.

As provas dos concursos são realizadas às cegas por júris internacionais especializados. Os eventos que serão considerados para a elaboração do ranking são divulgados sempre no início do ano

Deixe seu comentário

Só para assinantes