Passaporte brasileiro é o 17° mais poderoso do mundo; veja ranking
O Henley Passport Index 2024 revelou nesta quinta (11) seu ranking anual dos passaportes mais poderosos do mundo. Neste ano em 17° lugar, o Brasil subiu duas posições em relação a 2023 e hoje acessa 173 países do mundo sem a necessidade de visto.
Em primeiro lugar estão França, Alemanha, Itália, Japão, Singapura e Espanha, com 194 países que acolhem seus cidadãos sem visto.
Em seguida, Finlândia, Coreia do Sul e Suécia. Em terceiro lugar estão Áustria, Dinamarca, Irlanda e Holanda. Depois, Bélgica, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido (em 4° lugar).
Grécia e Malta dividem a quinta posição com Suíça. Seguidos de Austrália, Republica Tcheca, Nova Zelândia e Polônia. Em sétimo lugar estão Canadá, Hungria e Estados Unidos. Em oitavo, Estônia e Lituânia. Em nono Letônia, Eslováquia e Eslovênia. Completando o top 10 de passaportes poderosos está a Islândia.
Entre os sul-americanos, Chile e Argentina estão logo acima do Brasil, em 15° e 16° lugar, respectivamente. O Afeganistão amarga a última posição entre 104 posições e cujo passaporte dá acesso sem visto a somente 28 outros países.
A maior ascensão do ranking é a do passaporte dos Emirados Árabes Unidos, que foi da 55ª posição para a 11ª em uma década e hoje dá acesso a 183 destinos.
O Henley Passport Index 2024 Global Ranking inclui 199 passaportes e 227 destinos e realiza o levantamento há 18 anos baseado em dados da International Air Transport Association (IATA).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.