Azeite brasileiro é eleito um dos 10 melhores do mundo e o melhor blend
O Azeite Sabiá foi escolhido o terceiro melhor do mundo pelo EVOOLEUM, mais importante concurso espanhol de azeites de oliva extravirgem. Ele também foi eleito o melhor blend no planeta e o melhor do Brasil com o rótulo produzido a partir de um corte das variedades arbequina, arbosana, coratina e koroneiki.
Em cerimônia realizada em Madri nesta terça (16), os produtores Bia Pereira e Bob Costa receberam o troféu pela terceira maior pontuação (95 pontos) no ranking.
Única brasileira na cerimônia, recentemente, a marca também foi eleita Empresa do Ano em 2023 pelo italiano Lodo Guide. O Sabiá é também o único azeite brasileiro elencado no guia 2024 "World Top 100 Extra Virgin Olive Oils" do EVOOLEUM.
É uma grande emoção para nós, brasileiros, um dos mais recentes países a ter produção de azeite, receber este prêmio na Espanha, que produz metade dos azeites consumidos no mundo, pelo segundo ano consecutivo, de um dos 10 melhores azeites do planeta. Estamos muito orgulhosos, disse Costa.
Boa fase nacional
Na semana passada, outro azeite brasileiro se destacou internacionalmente. Com 22 prêmios em 2023, o azeite Blend da Safra 2023, da Orfeu Azeites Especiais, conquistou a 16ª posição do EVOO World Ranking, que classifica os melhores azeites do mundo.
Entre os produtores brasileiros, Orfeu obteve a melhor pontuação, que contava com mais 28 classificados brasileiros entre 551 azeites, como o Prosperato Premium Blend, que ficou em 32º lugar, e o Azeite Sabiá Blend de Terroir, que ficou em 40°.
Com 44 prêmios no ano passado, o número 1 ficou com o espanhol Rincón de La Subbética DOP Priego de Cordoba. No top 10, ficaram oito espanhois, um português e um grego.