Não bate sol na sua casa? Estas 7 plantas sobrevivem (mas garanta 3 coisas)
Do UOL, em São Paulo
16/01/2024 04h00
Nem todas as espécies precisam ter contato direto do sol. Para algumas, é até nocivo. Há muitas plantas de sombra e, para saber quais são, observe as que ficam sob as outras na natureza —como a orquídea, que floresce em troncos de árvores, por exemplo.
Mas, atenção: você ainda precisa garantir três coisas: luminosidade, ventilação e água. Ou seja, dificilmente uma planta resiste em locais escuros e abafados, como hall de elevador.
Relacionadas
E fica uma dica: é mais fácil matar as plantas s por excesso de água do que por falta.
Abaixo, veja sugestões de espécies para ambientes internos e sem sol.
Violeta
A violeta pode ser uma boa opção se não bate sol na sua casa. Entretanto, como dito acima, precisa de luminosidade e ventilação. Para a rega, leve em consideração a umidade da terra e só acrescente água se estiver seca. E, nesse caso, quanto mais gordinha for a folha da violeta, menos água ela precisa, pois consegue armazená-la por mais tempo.
Espada de São Jorge
Famosa por ser considerada uma proteção contra mau-olhado, a espada de São Jorge mantém a coloração verde escura e as folhas saudáveis em locais sem contato direto com o sol. É bastante resistente e precisa de água uma vez a cada 15 dias.
Filodendro pacová
Com folhas grandes e vistosas, o pacová gosta de locais iluminados, mas sem luz solar direta. É um dos preferidos para ambientes internos e gosta de pouca água. Para saber quando regar, sinta a umidade da terra com a ponta dos dedos e coloque água se estiver seca.
Zamioculca
Muito ornamental e resistente, é uma das plantas mais fáceis de cuidar, assim como o pacová, pois precisa de pouca água. Gosta de ambientes internos e com pouca luz.
Orquídea Phaleonopsis
Essa espécie de orquídea pode florescer por dois meses consecutivos e aguenta bem dentro de casa. A phaleonopsis precisa de água apenas uma vez por semana.
Lírio da paz
O lírio da paz tem eventuais flores brancas e é um dos preferidos para lugares com pouco espaço, por conta da folhagem baixa. O ideal é regar uma vez por semana. Para garantir o acerto da água, coloque o dedo na terra e, se ainda estiver úmida, não precisa regar.
Dracena "pau d'água"
Pode ser plantada na terra ou na água, fato curioso que justifica o nome popular. É uma espécie resistente a ambientes internos, inclusive ao ar condicionado. Regue quando a superfície da terra estiver seca.
Fontes: Catê Poli, paisagista, e Heloiza Rodrigues, bióloga e paisagista.