Topo

Esqueça NY e Paris: lista das melhores cidades para expatriados surpreende

Vista de Málaga, na Espanha Imagem: Reprodução / Wikimedia Commons

Colaboração para Nossa

04/02/2024 04h00

Uma pesquisa conduzida pela InterNations, uma comunidade global de pessoas que vivem e trabalham no exterior, apontou Málaga, na Espanha, como o melhor lugar para um expatriado viver.

O que aconteceu

O Expat City Ranking é uma lista baseada em dados coletados de maneira online pela pesquisa Expat Insider. Em 2023, ela foi realizada pela InterNations de 1 a 28 de fevereiro. Confira a lista completa aqui.

Mais de 12.000 expatriados em todo o mundo, representando 171 nacionalidades e vivendo em 172 países ou territórios, participaram da última edição da pesquisa. Segundo a InterNations, as respostas "fornecem insights aprofundados sobre a vida dos expatriados em todo o mundo."

Foram avaliados até 56 aspectos da vida dos expatriados, como o custo de vida, a facilidade de instalação, a qualidade de vida, a disponibilidade de moradia e as perspectivas de carreira, como também o acesso à internet de alta velocidade em casa, a vida social e a qualidade dos cuidados médicos.

Uma cidade precisava de uma amostra de pelo menos 50 entrevistados para ser listada em qualquer um dos índices e também na classificação geral. Em 2023, 49 cidades atenderam a essa exigência.

A classificação não pretende ser um endosso a nenhum destino específico. É antes uma comparação de como os expatriados avaliam a sua vida cotidiana no estrangeiro, e os índices não cobrem todos e cada um dos aspectos potenciais da vida no estrangeiro.
InterNations

Cidades espanholas dominaram o top 3 do ranking geral. Já grandes cidades como Nova York, Paris, Londres e Berlim ficaram depois da 30ª posição. O último lugar da lista ficou com Milão, na Itália.

Nenhuma cidade brasileira aparece na classificação geral. No entanto, o Brasil foi bem listado em índices específicos como simpatia local (2º), encontrar amigos (4º) e opções de lazer (5º). A pesquisa cita o país como "um destino acolhedor para estadias duradouras".

Confira as 10 melhores cidades para expatriados, segundo a lista:

1 - Málaga, Espanha

Cidade favorita dos expatriados, Málaga, na Espanha, tem "habitantes locais particularmente amigáveis com os residentes estrangeiros", segundo os entrevistados da pesquisa.

2 - Alicante, Espanha

Outra cidade espanhola no topo do ranking, Alicante se destacou entre os expatriados entrevistados por fazê-los se sentirem "bem-vindos e em casa".

3 - Valencia, Espanha

Já Valencia, também na Espanha, foi eleito o lugar com os melhores cuidados de saúde. "Tanto a acessibilidade como a disponibilidade dos cuidados de saúde estão entre as melhores a nível mundial", aponta a pesquisa.

Valencia, na Espanha Imagem: Reprodução/foundvalencia

4 - Ras Al Khaimah, Emirados Árabes Unidos

Um dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos, Ras Al Khaimah ganhou destaque por ser uma das melhores cidades para trabalhar no exterior. Lá, 78% dos expatriados disseram que não tiveram problemas para conseguir um visto.

5 - Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Outro dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi foi citada na pesquisa como "a cidade deserta que oferece uma excelente qualidade de vida". O destaque vai para a melhor infraestrutura para automóveis do mundo. Saúde, segurança pessoal e estabilidade política também apareceram entre os pontos positivos.

6 - Madri, Espanha

Quarta cidade espanhola do top 10, Madri tem "excelente clima, excelentes cuidados de saúde e inúmeras opções para os seus momentos de lazer". Na capital da Espanha, os expatriados acham fácil pagar sem dinheiro, obter acesso à internet de alta velocidade em casa e ter acesso irrestrito a serviços online.

7 - Cidade do México, México

Apreciada por sua "cultura rica e custos baixos", a Cidade do México, no México, aparece na lista como o lugar com a 2ª população mais amigável e está entre os dez primeiros em termos de custo de vida geral.

8 - Kuala Lumpur, Malásia

Kuala Lumpur, na Malásia, é citada como uma cidade "prontamente disponível, com custos baixos e ótima vida social". Lá, os expatriados disseram estar muito satisfeitos com a situação financeira e com o custo de vida geral.

Kuala Lumpur, na Malásia Imagem: mmeee/Getty Images

9 - Bangkok, Tailândia

Assim como em Kuala Lumpur, os expatriados de Bangkok, na Tailândia, consideram a situação financeira e o custo de vida geral muito satisfatórios. Além disso, a cidade se sai muito bem no índice de facilidade de acomodação.

10 - Mascate, Omã

Os expatriados disseram que podem facilmente viver em Mascate, capital de Omã, sem falar a língua oficial (árabe). Os entrevistados também afirmaram que estão particularmente satisfeitos com a simpatia local e com a facilidade de encontrar novos amigos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Esqueça NY e Paris: lista das melhores cidades para expatriados surpreende - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade