Sozinha, viajei de carro pelas praias entre Miami e Orlando: 'Libertador'
Algumas pessoas mal terminam de mostrar as habilidades na baliza na prova da autoescola e já saem por aí dirigindo. Outras levam um tempo: primeiro dirigem no bairro para só depois desse treino partirem para a estrada. Esse segundo caso certamente é o meu.
Eu nunca havia dirigido na estrada. Nem mesmo pouco além de algumas quadras a partir do meu prédio. Mas quando, como repórter de viagem, fui convidada para dirigir sozinha por exatos 700 km pela Flórida, não hesitei: a pessoa que estava com o carro na garagem há um ano por medo de dirigir era a mesma que tinha aceitado rodar toda a costa oeste da Flórida passando por oito cidades.
Só podia: a ideia tinha mesmo vindo de mim. Havia olhado o mapa e pensado: por que não fazer o caminho mais longo entre Miami e Orlando?
Enquanto todos percorrem a estrada Turnpike em quatro horas para ir de uma cidade à outra, esse outro caminho também ligaria Miami e Orlando, mas seguiria pela costa oeste, banhada pelo Golfo do México, o que significa um caminho por diversas praias, e o principal: com mar azul fosforescente.
Só podia ser bonito. Mas eu só tinha esquecido do detalhe de que dirigir na estrada e no exterior era coisa que eu faria pela primeira vez.
Perdi a conta de quantas pessoas me perguntaram: "Mas você vai dirigir tudo isso? Você não sabe dirigir na estrada". E lá ia eu toda decidida a parar em diversas praias nesse caminho pouco comum entre Miami e Orlando.
Estudei algumas leis essenciais, e as repetia como se fizessem parte da tabuada: é preciso parar completamente o carro em placas de "pare" e é possível virar à direita em um semáforo vermelho depois de parar o veículo completamente, a não ser que a placa "proibido virar à direita no vermelho" esteja no cruzamento.
Os pés tremiam enquanto o atendente da locadora mostrava os itens do carro em uma esquina agitada de Miami Beach. E a concentração se dividia entre as instruções dadas por ele e esconder a tremedeira.
O primeiro destino era a região de nome sugestivo Paradise Coast, que engloba Everglades City, Naples e Marcos Island, e o caminho a partir de Miami já anunciava que a natureza faria parte de toda a rota.
É que, por uma hora, a estrada US-41 W corta o Everglades, uma espécie de mini Pantanal da Flórida. A pista é simples, mas conta com vários pontos para ultrapassagem.
Tanto quanto esses pontos, são inúmeros também os passeios ofertados dos dois lados da estrada: caiaques, stand-up paddles, caminhadas e airboats (o clássico passeio de barco movido a um ventilador gigante) são alguns dos tours oferecidos. Escolhi o divertido airboat, que percorre o pântano com mais adrenalina que uma montanha-russa.
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Quero receberDepois, a vontade era parar a todo tempo para cada um dos passeios, mas uma chuva torrencial caía, daquelas em que nem o para-brisas na máxima velocidade dá conta.
A turma que sai dirigindo sem medo não deve entender meu receio, mas a turma dos que demoraram a perder o medo de direção, sim.
A tremedeira era tanta que parei em um restaurante para esperar a chuva dar trégua. Não sei se foi a surpresa de comer carne de aligator ("jacaré" comum naquela região) ou se foi a surpresa ainda maior de gostar, mas assim que terminei a iguaria, nem a chuva nem o medo apareceram mais.
Caminho da liberdade
O receio se transformou em uma alegria daquelas meio secretas. Por ter a liberdade de ir parando em praias em que eu bem entendesse, em restaurantes de peixes e frutos do mar de frente para o mar e em ilhas pouco habitadas.
A segurança de uma road trip na Flórida ajuda nessa alegria. Afinal, nesse caminho não tem aquela história velha conhecida dos brasileiros de deixar a mala no hotel para depois ir curtir a cidade.
Volta e meia o biquíni já ficava para fora da mala mesmo: inclusive no porta-luvas. É que bastava ver uma praia bonita — fosse Naples, Sarasota ou Sanibel, por exemplo — para eu estacionar, colocar o biquíni e dar um mergulho naquele mar superazul junto de areia branca feito talco.
A música no carro tocava alta, ninguém ao meu lado opinava se era melhor esta ou aquela música e nem se era para virar à direita ou à esquerda. Isso é liberdade.
A alegria dessa road trip pela Flórida não durou apenas algumas horas, não. É que enquanto o pessoal percorre os 385 km entre Miami e Orlando pelo caminho mais tradicional em cerca de quatro horas, a lógica matemática não funciona para o percurso pela outra costa: foram nove dias percorrendo os 700 km que passaram pelos pântanos de Everglades, pelas mansões e jardins de Naples, pelo espetáculo do pôr do sol na praia de Marco Island, pela natureza preservada de Sanibel e pelas praias de Sarasota, até chegar aos parques de Orlando.
Depois, repeti road trips pela Flórida muitas e muitas vezes, olhando o pôr do sol pelo retrovisor, e fazendo questão de fazer tudo igual: deixar o biquíni no carro e a música alta tocando.
Dessas outras vezes, sem receio da chuva nem de nada. Eu já sabia da liberdade que é dirigir sozinha pela Flórida.
O que você precisa saber para dirigir por lá
- A lei exige o uso do cinto de segurança. Além disso, crianças com menos de 4 anos ou menos de 15 kg (40 libras) devem estar em uma cadeirinha de carro para crianças, geralmente disponível na empresa de aluguel de carros.
- Os faróis devem estar acesos do anoitecer ao amanhecer, assim como na neblina ou na chuva. Desligue os limpadores de para-brisa ao parar nas cabines de pedágio.
- Quando os veículos da polícia estiverem no acostamento, seja ajudando um motorista ou parando um veículo em excesso de velocidade, você deve ir para a faixa mais distante da polícia, ou reduzir a velocidade para 20 milhas por hora abaixo do limite de velocidade.
- Você pode virar à direita em um sinal vermelho depois de parar completamente, a não ser que uma placa indicando "proibido virar à direita no vermelho" esteja no cruzamento.
- Os motoristas podem discar *FHP nas interestaduais e rodovias da Flórida em uma emergência para entrar em contato com a Florida Highway Patrol (polícia estadual).
- Algumas rodovias interestaduais têm pedágios -- por exemplo, a Florida Turnpike (de Ocala a Homestead), Alligator Alley (1-75 entre Miami e Naples) e a Bee Line Expressway (de Orlando ao Cabo Canaveral). Muitas ilhas costeiras têm pontes, nas quais também é cobrada uma tarifa.
- Na Flórida, você não precisa da Permissão Internacional para Dirigir: apenas a sua carteira de Motorista brasileira válida, passaporte e um cartão de crédito.
- A idade mínima para o aluguel de carros é 21 anos, mas algumas locadoras cobram uma taxa para motoristas com menos de 25 anos de idade.
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