De jujuba a McDonald's: os pratos favoritos de 12 presidentes dos EUA
A corrida pela presidência dos EUA esquentou essa semana com a realização das eleições primárias dos partidos, a chamada "Superterça".
Mas aqui vamos falar dos bastidores do poder norte-americano de um modo mais saboroso e fazer uma "eleição" diferente.
A seguir, mostramos as refeições preferidas de 12 presidentes americanos. Qual é seu cardápio favorito?
John F. Kennedy: Sopa cremosa de mariscos
Presidente de 1961 a 1963
Como um típico nascido de New England, região da Costa Leste dos EUA, Kennedy era fã da sopa cremosa em vez da versão com mariscos à moda de Manhattan, que usa um molho de tomates.
Geralmente, o ex-presidente pedia sopas combinadas com sanduíches e uma fruta para o seu almoço, segundo a John. F. Kennedy Presidential Library and Museum. Os pratos ainda eram à base de frutos do mar nativos da sua região costeira.
Lyndon B. Johnson: Peito de frango com molho e purê de batatas
Presidente de 1963 a 1969
Johnson entrou para a história como alguém difícil de agradar à mesa, segundo o jornal The New York Times. O chef francês René Verdon, que comandava a cozinha do presidente antecessor, pediu demissão depois que se viu obrigado a aceitar as sugestões de um coordenador texano contratado pelo presidente para trazer os sabores de sua terra natal à Casa Branca.
"Os Johnsons gostavam de certas comidas, mas acho que as pessoas que vem à Casa Branca não estão esperando hambúrgueres, chili com queijo ou costelas. Estes pratos pertencem à terra [natal], não pertencem ao salão de jantar [da Casa Branca]", comentou o chef ao jornal em 1985.
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receberAlém dos churrascos e da cozinha tex-mex, Lyndon Johnson gostava bastante de um peito de frango com molho e purê, segundo o Business Insider.
Richard Nixon: Queijo cottage com ketchup
Presidente de 1969 a 1974
Nixon tinha um paladar um tanto particular e era fã de cottage, segundo a Nixon Library. Em arquivo da época, o auxiliar presidencial Stephen Bull revelou que o presidente almoçava frequentemente o queijo com ketchup, apenas.
Já o chefe de gabinete H.R. Haldeman revelou que Nixon ainda combinava o cottage com abacaxis em algumas ocasiões.
Gerald Ford: Carne assada com legumes
Presidente de 1974 a 1977
De acordo com os arquivos da Gerald R. Ford Foundation, o sucessor de Nixon e sua família eram bastante carnívoros.
Assados com legumes eram tradição da Casa Branca nesta era. Em algumas ocasiões, os pratos eram preparados com costelas suína —e levavam repolho roxo como acompanhamento— e, em outras, com cortes diversos de carne bovina.
Ensopados de carne com nozes também eram requisitados pela primeira-dama frequentemente.
Jimmy Carter: Creme de milho com queijo
Presidente de 1977 a 1981
Nativo do estado da Geórgia, Carter era fã de um prato tradicional do Sul dos EUA: grits, um creme de milho que, por vezes, leva queijo como acompanhamento.
Sua família era proprietária de uma fazenda de amendoins, o que não surpreende a preferência de Jimmy Carter de incluir a leguminosa, nozes e castanhas sobre o prato, que ainda batizou o cachorro da Primeira Família.
O presidente, aliás, era bem adepto de laticínios em geral, revelou uma reportagem do The New York Times de 1976, consumindo queijos, cream cheese, leite e manteiga variados.
Ronald Reagan: Jujubas
Presidente de 1981 a 1989
O ponto fraco de Reagan eram os doces, que ele incorporou a sua dieta durante o período em que tentava abandonar o tabaco.
O presidente gostava tanto de jujubas que elas se tornaram um símbolo de sua presidência. Para a sua posse, foram encomendadas 3,5 toneladas de jujubas nas cores da bandeira dos EUA.
Segundo a Ronald Reagan Presidential Library & Museum, a Herman Goelitz Candy Company, que fabrica as jujubas Jelly Belly no país, forneceu durante toda a presidência dele os doces para a Casa Branca. Eventualmente, a marca lançou uma edição especial que possuía o selo presidencial. Os jarrinhos oficiais das jujubas eram entregues a dignatários, diplomatas e outras autoridades que visitavam Reagan.
George H.W. Bush: Torresmo
Em 1989, o The New York Times chegou a noticiar que a notória preferência do presidente pelo petisco — que se tornou bem conhecida durante sua campanha presidencial— acabou impulsionando as vendas de torresmo pelo país.
Bill Clinton: Enchiladas de frango
Presidente de 1993 a 2001
A paixão pelo prato mexicano, contudo, já vinha desde os tempos de hambúrgueres na campanha, segundo o Times.
O cardápio de Clinton mudou drasticamente com os anos: motivado por questões de saúde, em 2013, ele anunciou que havia se tornado vegano. Mas, em 2014, ele voltaria a revelar ao jornal que deixou de aderir estritamente ao veganismo quando seu médico recomendou que ele incluísse carnes magras em sua dieta.
George W. Bush: Pizza de cheeseburguer
Presidente de 2001 a 2009
Seu chef entregou ao jornal britânico The Sun que a receita usava a base de uma pizza marguerita (queijo, tomate e manjeiricão), acrescentada de carne moída, bacon, cebolas fritas, ketchup, pickles e mais queijo.
Barack Obama: Nachos e chili
Presidente de 2009 a 2017
Obama ainda gosta de acompanhar seus nachos com chili. Em entrevista ao North Coast Journal, em 2008, ainda durante a campanha, ele contou que prepara sua receita favorita desde os tempos da faculdade.
Donald Trump: Fast-food
Presidente de 2017 a 2021
Durante sua presidência, seus pedidos nas redes de sanduíches foram entregues ao seu avião e também servidas a convidados na Casa Branca.
Joe Biden: Sorvete
Presidente de 2021 até o momento
Segundo o jornal The New York Times, a Casa Branca reestoca, frequentemente, sorvete de creme com gotas de chocolate da marca Häagen-Dasz em suas geladeiras, para que estejam à disposição do presidente.
O católico Biden só abandona sua sobremesa favorita durante a Quaresma, como sacrifício religioso em preparação para a Páscoa, de acordo com a People. Ou seja, ele está sem comer seu doce favorito neste momento.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.