Descida a 30km/h em 40 segundos: Áustria tem tobogã 'escondido' em montanha

Um enorme escorregador no interior de uma montanha na Áustria reivindica para si o título de mais alto tobogã subterrâneo do mundo.

Conhecido no idioma local como "Schlossberg Rutsche" ou o "escorregador de Schlossberg", a atração possui 175 metros de comprimento e ocupa 64 metros de altura "escondidos" dentro da conhecida montanha do castelo da cidade de Graz.

Visitantes que encaram a aventura demoram apenas 40 segundos para chegar ao fim da descida a cerca de 30 km/h, de acordo com informações das próprias autoridades de turismo da segunda maior cidade austríaca.

Imagem
Imagem: Divulgação/The Slide Graz

A montanha Schlossberg já era uma atração para Graz, do alto dos seus 473 metros, há muitos anos: primeiro, graças a sua torre do relógio (Uhrturm) com vista para toda a cidade — um resquício de outras eras. Isto porque Schlossberg era um forte desde o século 10, pelo menos. No meio do século 16, a fortaleza ganhou muralhas de 400 metros construída por arquitetos italianos.

Schlossberg, em Graz, na Áustria
Schlossberg, em Graz, na Áustria Imagem: Divulgação/Graz Tourismus & Stadtmarketing

Segundo dados da Holding Graz, empresa da prefeitura municipal que gerencia o espaço atualmente, há registros de um elevador puxado por cabos ter sido usado ali entre 1528 e 1595 para mover materiais de construção. O castelo nunca foi tomado por invasores, mas foi destruído, em boa parte, pelas forças napoleônicas em 1809. Sobreviveram apenas a torre do relógio e a torre do sino depois que a população pagou um resgate aos franceses.

Imagem
Imagem: Divulgação/The Slide Graz

Em 1839, o antigo castelo virou um parque público. Nos últimos anos, a montanha ganhou um bondinho para quem quer chegar ao topo e um elevador de vidro que leva visitantes às suas profundezas.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Divulgação/The Slide Graz

O escorregador é apenas mais um adendo de um novo complexo que ainda conta com o cinema em 4D "The Flight" ('o voo'), uma espécie de simulador que leva turistas a um sobrevoo de 10 minutos do centro da cidade, mas sem deixar a cadeira, com direito às sensações de vento, neblina e movimento.

Imagem
Imagem: Divulgação/The Slide Graz

Quem quer encarar a aventura pode percorrer a montanha a pé, através da escadaria de vidro da torre do relógio, ou pegar o elevador de vidro. A entrada do escorregador e do elevador fica localizada em um sistema de túneis que serviram de abrigo anti-bombas aéreas durante a Segunda Guerra Mundial — o que torna o passeio ainda mais interessante a amantes de História.

Imagem
Imagem: Divulgação/The Slide Graz

Tanto crianças maiores de 1,30 m quanto adultos podem embarcar, mas é preciso estar completamente sóbrio para entrar. Todo "passageiro" deve se posicionar sobre um tapetinho com os pés para baixo, além de braços e cotovelos próximos ao corpo, para evitar acidentes.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Divulgação/The Slide Graz
Schlossberg, em Graz, na Áustria
Schlossberg, em Graz, na Áustria Imagem: Divulgação/Graz Tourismus & Stadtmarketing

Apesar de o recorde do Schlossberg Rutsche ainda não ser oficialmente reconhecido pelo Guiness World Records — constam da publicação o Riyadh Season, na Arábia Saudita, como o escorregador mais alto do mundo com 22,1 m, e o Loopz, no Kuwait, como o mais longo escorregador coberto com 85 metros —, a atração austríaca recebeu quatro estrelas (de cinco possíveis) na plataforma de viagem Tripadvisor.

Visitantes consideraram o passeio uma alternativa divertida às visitas a paisagens belas da Europa. Mas quem prefere passeios mais tradicionais pode admirar as vistas para Graz caminhando sobre a montanha pelos seus jardins.

O bilhete para o escorregador custa 6 euros (R$ 33,70) por pessoa. Mas quem prefere o pacote que inclui também uma voltinha no elevador de vidro pode comprar o ingresso por 9,90 euros (R$ 55,60). Mais informações estão disponíveis no site schlossbergrutsche.at.

Deixe seu comentário

Só para assinantes