Nero d'Avola é a uva mais típica da Sicília. Mas o vinho é bom?

No "Vamos de Vinho" desta semana, Vinícius Mesquita e Rodrigo Barradas conversam sobre os vinhos da Sicília. E nenhuma uva tinta representa tão bem essa ilha quanto a nero d'Avola.

Com perfil que remete ao clima quente e ensolarado da Sicília, a cepa tende a produzir um vinho escuro, com bastante corpo e concentração, aromas de ameixas e cerejas pretas e uma acidez que ajuda a contrabalançar a sua intensidade de fruta.

Embora faça vinhos muito bons, nunca foi uma uva de muito prestígio internacional. Dois vinhos que colocaram a Sicília em destaque, ainda nos 80, o Duca Enrico e o Rosso del Conte, eram feitos com essa uva, mas pouco se falava sobre isso (nem se mencionava o assunto no rótulo).

Mais recentemente, produtores como COS e Donnafugata ajudaram a trazer prestígio à variedade, que, na opinião de Rodrigo Barradas, é uma das mais elegantes das uvas com perfil de clima quente do sul da Itália: "Eu não costumo gostar dessas uvas que foram 'feitas' para aguentar o calor extremo, mas a nero d'Avola se destaca nesse panorama".

Vinícius Mesquita faz ressalvas. "Ainda tem muito nero d'Avola feito de maneira muito rústica. Eu tenho tido azar com nero d'Avola", diz.

A nero d'Avola também é parceira de outra uva típica da Sicília, a frappato. Juntas, elas compõem a DOC Cerasuolo di Vittoria.

Vinhos do Etna

Nas encostas do gigante e irascível Monte Etna, um dos três vulcões ativos da Itália, também existe uma das regiões vitivinícolas mais ativas do país. Em anos recentes, o mundo passou a prestar atenção nos vinhos produzidos nessa área, especialmente os tintos.

Com relatos de produção de vinho desde os tempos de domínio dos gregos, a Sicília se notabilizou no mundo moderno pela produção de vinhos doces (como o Marsala) e tintos bastante concentrados, que refletem o clima quente, seco e ensolarado da ilha.

Continua após a publicidade

Vamos de Vinho

Apresentado pelos jornalistas Vinícius Mesquita e Rodrigo Barradas, o videocast combina conhecimento especializado e uma abordagem descontraída sobre o vinho. Os episódios são disponibilizados toda quinta, a partir das 19h, no Canal UOL e no Youtube de Nossa

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.